domingo, 8 de março de 2015


Três anos se passaram desde o seu último álbum, três anos após os quais é difícil negar que MDNA esteja de facto longe de constar entre os melhores trabalhos da sua extensa trajectória. Hoje em dia, facilmente passo à frente da maior parte das músicas desse álbum, embora algumas soem tão bem como da primeira vez. É o caso de Love Spent e Masterpiece, por sinal as minhas favoritas, que se diferenciam das restantes por trazerem à superfície o lado mais romântico da artista e por darem um vislumbre do quão boas podem ser as suas letras quando não segue as correntes banais da maioria da música pop contemporânea.

Com Rebel Heart Madonna embarcou noutra direcção. Pelo meio encontrou algumas terras áridas mas a atenção é desviada para os verdadeiros tesouros que desenterrou e que não são poucos.

Num dos seus álbuns mais longos de sempre - a edição Super Deluxe conta com 23 canções originais! - a Rainha do Pop tem espaço para dar voz, como o próprio nome indica, quer à sua faceta rebelde e irreverente, quer à sua faceta mais humana, faceta esta que prima pela fragilidade que revela em certas faixas e que tem o seu auge em Joan of Arc, na qual despe a máscara de mulher invencível.



No entanto, esta é apenas uma das várias músicas que marcam este álbum. É uma das minhas favoritas, mas existem muitas mais que constam no meu TOP, como as seguintes:

Rebel Heart inicia-se com Living for Love, que é igualmente o primeiro single. Aqui Madonna diz claramente que o amor é uma arma de dois gumes, mas que só um deles prevalece: o amor pode deitar-nos abaixo mas também é capaz de nos fazer erguer e só por isso vale a pena vivê-lo. E bem que o demonstrou após a queda nos Brit Awards: caiu, levantou-se e continuou como se nada fosse! Vale a pena ver a actuação completa ;)



Outra das minhas favoritas é Ghosttown, que já foi confirmada como sendo o segundo single. É mais uma balada na qual a voz de Madonna volta a brilhar, a juntar a HeartbreakCity e Messiah.



Das músicas com um som mais mexido, Hold Tight é a minha favorita, empatada com Addicted e Veni Vidi Vici. Nesta última chama a atenção o facto de Madonna fazer referências a algumas das suas músicas mais icónicas :P



Se são fãs provavelmente sabem que este álbum foi precedido por vários leaks. Os primeiros deles foram as demos das faixas Rebel Heart (com o mesmo nome do álbum) e Wash All Over Me, em Novembro. Em relação à primeira, apaixonei-me imediatamente por ela, mas a versão final sofreu algumas modificações em termos de ritmo que fizeram com que não a conseguisse apreciar da mesma forma... Ainda assim gosto da versão final (apenas preferia a anterior :P) e é também uma das minhas favoritas. Já a segunda deixou de ser uma música dance e o novo ritmo contribuiu imenso para transmitir a sua mensagem: "In a world that's changing, I'm a stranger in a strange land". Ganhou vários pontos.

Destaque também para Borrowed Time, na qual Madonna lança uma mensagem de paz. Em baixo a respectiva demo, com diferenças quanto à versão final:


Enfim, estas são apenas algumas das minhas faixas favoritas. Como podem verificar muitas delas levam consigo boas letras e mensagens que podemos aplicar a nós próprios, o que, numa altura em que muito do que a rádio toca parece igual e em que há um avanço excessivo de anacondas, wiggles e bootys, merecia pelo menos ter algum destaque...

Rebel Heart é sem dúvida um dos seus melhores álbuns dos últimos tempos e da sua carreira. Atrevo-me a dizer inclusive que é capaz de ser o melhor desde 1998, quando lançou o mítico Ray of Light, a par talvez do Confessions on a Dance Floor de 2005

Está provado que a Rainha do Pop ainda tem muito para dar para quem quiser ouvir :) 

E vocês? São fãs da Madonna ou nem por isso?
Espero que tenham ficado pelo menos curiosos para ouvir o seu novo trabalho...
Ouçam que não se vão arrepender! :D

P.S.- No fim do ano a nova tour passará pela Europa mas infelizmente Portugal não é um dos países contemplados. Sendo assim está a decorrer uma petição online para tentar fazê-la mudar de ideias. Podem assinar aqui!

P.S.2.- A edição Deluxe (não Super Deluxe) está disponível no Spotify!

P.S.3.- Podem ouvir as samples da edição Deluxe neste vídeo.

6 comentários:

  1. Confesso que não faz muito o meu género, mas vou dar uma espreitadela pelo álbum, pode ser que me consiga cativar :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes! :D
      A crítica no estrangeiro tem sido no geral muito boa... Não sou o único a dizer que é o seu melhor álbum desde há muito tempo :P De facto tem algumas músicas que também não são o meu género, mas ainda assim gosto bastante da maioria :)

      Eliminar
  2. Olá, escolhi-te para a Tag Liebster Award, uma TAG pensada para divulgar blogs ainda bebés, ou seja, com menos de 200 seguidores. No meu blog tens todas as instruções: http://trivialidadesliterarias.blogspot.pt/2015/03/tag-liebster-award.html
    Gostava que respondesses :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por me tagueares :) Não prometo que responda em breve, mas fica registada para quando tiver tempo ;)

      Eliminar
  3. Olá José...
    Por onde andas rapaz tenho saudades tuas.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!
      É verdade, tenho estado completamente desaparecido, não só do meu blog e do canal mas do resto da blogosfera e booktube... Estágio, Mestrado... Só com algumas leituras graças aos transportes públicos e alguns updates na página do Facebook :/
      Infelizmente também não posso prometer quando voltarei porque nem eu próprio sei :S
      Um abraço e boas leituras! :)

      Eliminar

Pesquisar