sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

No que se refere a livros, este ano foi um sucesso!
Em primeiro lugar, com 42 livros terminados, completei com sucesso o desafio que me tinha proposto a mim mesmo através do Goodreads: ler, pelo menos, 40 livros.
Por outro lado, e mais importante do que um número, não tive quase nenhuma decepção! Obviamente houve alguns de que gostei mais do que outros, mas, à excepção do "L.A. Confidential", não senti qualquer arrependimento de ter investido tempo na leitura de qualquer obra.
2011 também fica marcado como o ano em que devorei e me consagrei definitivamente fã d"As Crónicas de Gelo e Fogo"! Fiquei muito satisfeito em saber que o George R. R. Martin passará por Lisboa em Abril...
Aliás, ele é um dos autores mais lidos deste ano, com 7 livros (volume 3 a 10 da saga), a par com a Agatha Christie (também com o mesmo número de leituras) e José Saramago (4 livros).
Em termos de clássicos, li quatro: "O Grande Gatsby" (F. Scott Fitzgerald), "Emma" (Jane Austen), "O Monte dos Vendavais" (Emily Brontë) e, aquele de que mais gostei, "Jane Eyre" (Charlotte Brontë).
Mas atrás de tudo isto há um ponto negativo: a carteira ficou chateada comigo por estar sempre a pedir-lhe dinheiro. Vejam lá que ainda me guarda rancor das múltiplas visitas à Feira do Livro de Lisboa...

Em modo de conclusão, fica aqui então o meu TOP10 das minhas leituras de 2011:

10. Claraboia (José Saramago)

9. Duas Irmãs, um Rei (Philippa Gregory)
 
8. Morte nas Nuvens (Agatha Christie)

7. Aprendiz de Assassino (Robin Hobb)

6. O Homem Duplicado (José Saramago)

5. A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)

4. A Viagem do Elefante (José Saramago)

3. A Dança dos Dragões (George R. R. Martin)

2. Jane Eyre (Charlotte Brontë)

1. A Glória dos Traidores (George R. R. Martin)

3 comentários:

  1. O Glória dos traidores também dos meus favoritos deste ano!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nada de George R. R. Martin, mas ando a pensar nisso.

    ResponderEliminar
  3. Olá José.

    Reparei que gosta dos livros de Saramago e da Agatha Christie. Em 2011 li «Todos os nomes» de Saramago.Excelente livro. Já leu?

    Da Agatha li uns 3 ou 4. Por acaso, o ultimo livro que li, foi a autobiografia dela. Em breve vou por a minha crítica sobre o livro no meu blog SILENCIOS QUE FALAM, não sei se conhece?

    O convite está feito. Terei muito gosto em trocar opinioes e ideias sobre literatura consigo.

    Até

    ResponderEliminar

Pesquisar