domingo, 14 de setembro de 2014


Título original: Before I Go To Sleep

Sinopse:

«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…»
As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

Opinião:

Se não fosse pela divisão deste livro a metade por causa da leitura conjunta, tê-lo-ia lido quase sem parar. A premissa é deveras interessante: de cada vez que Christine abre os olhos de manhã é como se voltasse a acordar de um coma profundo, sem saber quem é, onde está ou sem reconhecer o homem junto ao qual acorda. Não possui quaisquer memórias e somente a leitura do seu diário vai juntando as peças desse puzzle que é o seu passado.
Aliás, a maior parte do livro é narrado pela protagonista como se do próprio diário se tratasse, tendo uma escrita fluída que nos faz querer virar as páginas. Facilmente conseguimos pôr-nos no lugar dela, apesar de ser, dada as circunstâncias, uma narradora não fiável. O facto de um certo aspecto do final ter sido  deixado intencionalmente em aberto foi algo que me agradou igualmente, uma vez que assenta com o tom da obra.

Todavia, vários factores prejudicaram gravemente o meu parecer do livro.
Se por um lado a minha classificação inicial pairava nas quatro estrelas devido a achar que o ritmo da acção tinha-se tornado, a partir de certa altura, algo monótono e porque a grande revelação final fora bastante previsível (coincidia com uma das minhas teorias criadas logo ao início da leitura), por outro decidi descê-la para três estrelas após alguma reflexão. É que existem alguns aspectos na explicação final que dificilmente poderiam aplicar-se na realidade de forma tão simples... Por outro lado, existe uma certa personagem cujo papel podia ter sido muito melhor aproveitado, dada a importância que aparenta ter ao início.

Ainda assim, Antes de Adormecer está longe de ser uma má leitura e pretendo ver a adaptação cinematográfica que está para ser lançada, com Nicole Kidman e Colin Firth nos papéis principais. Apenas não é, a meu ver, um thriller tão memorável como estava à espera.

Classificação: 3/5

9 comentários:

  1. Olá José :D

    Eu adorei o final deste livro mas, se calhar fui mesmo parvinha e não percebi as pistas ao longo do livro. Percebo perfeitamente a tua perspectiva. Agora que reflecti bem no assunto, o livro até tem um plothole. Como é que é possível que, durante aquele tempo todo ninguém do hospital de onde ela desapareceu, tivesse percebido que a tal pessoa não era verdadeira? Também que o Dr. Nash foi ligeiramente mal aproveitado.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és nada parvinha, eu é que costumo ler muitos policiais/thrillers e estou habituado a pensar em várias possibilidades :P
      Exactamente, é mesmo aí que acho que a explicação final falha :S
      O Dr. Nash tinha tanto potencial...

      Eliminar
  2. Fiquei com imensa vontade de ler o livro e de ver o filme!

    ResponderEliminar
  3. Ois,

    Bem um genero que não tenho lido muito e até tenho saudades, vejo que temos livro :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que será uma boa opção para voltar ao género :)

      Eliminar
  4. Acabei finalmente ^^ Eu gostei e sei do que estás a falar, mas consigo acreditar nisso se a linha temporal for como está na minha cabeça :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, fico contente de que tenhas gostado! :D Também gostei, mas no fim não tanto quanto estava à espera :P

      Eliminar
    2. Eu percebi. E se tivesse desconfiado faria exactamente a mesma escolha :P

      Eliminar

Pesquisar