sábado, 17 de maio de 2014


Título original: Das Parfum: Die Geschichte eines Mörders

Sinopse:

Esta estranha história passa-se no século XVIII e há todo um extraordinário trabalho de reconstituição histórica, não só da época e das mentalidades como do ofício de perfumista, que então era particularmente valorizado e que estava a cargo de artesãos especializados. O autor conduz o leitor de página em página, de odor em odor, de perfume em perfume, enebriando-o, arrebatando-o nessa alquímica busca do Absoluto que é a do seu personagem: a busca do perfume ideal, isto é, a forma suprema da Beleza. Nesta busca nada deterá Jean-Baptiste Grenouille - que nascera no meio dos mais nauseabundos fedores, numa banca de peixe -, nem mesmo os crimes mais hediondos. Este personagem possui no entanto algo de extremamente inquietante, a sua própria incorrupta pureza. É o primeiro romance publicado por Patrick Süskind, um alemão nascido na Baviera, que até aqui escreve uma única peça para o teatro. Com O Perfume, Süskind emergiu meteoricamente do anonimato. A crítica internacional dos mais diversos sectores tem-no distinguido como um dos mais importantes romances desta década, constituindo este livro um dos mais assombrosos casos de bestseller dos últimos tempos, em todo o mundo.

Opinião:

Este livro foi o foco da minha primeira leitura conjunta e devo dizer que foi um excelente ponto de partida dada a discussão de ideias que originou. Juntamente com a Cata do Páginas Encadernadas e com a Catarina do Little House of Books, verifiquei aquilo que já suspeitava quando andava à procura no Goodreads: este é um daqueles livros que suscita opiniões muito díspares, um daqueles casos em que é notória a necessidade de tirar as suas próprias conclusões, uma vez que a experiência da leitura contrasta bastante de pessoa para pessoa. Pessoalmente, não estava à espera de gostar tanto.

Para começar, aquilo que mais me prendeu foi a escrita do autor. De modo geral não gosto de estilos muito descritivos mas esta foi a excepção à regra. A forma como descreveu cada um dos odores que iam surgindo, fielmente e sem adornos, não se tornou nada cansativa e facilita ao leitor a capacidade de se envolver nesse ambiente, enriquecendo a narrativa apesar do ritmo lento e da falta de acção.

Em relação às personagens, a verdade é que dificilmente somos capazes de sentir qualquer empatia com quem quer que seja. Se por um lado temos aquelas que servem de meros actores no caminho de Grenouille - não deixando no entanto de entrever uma certa profundidade através das suas motivações e das suas filosofias de vida -, por outro o nosso protagonista, o nosso assassíno, é uma personagem bastante distante e fora do comum. Isto é, aliás, algo indiciado logo no início devido à sua falta de cheiro, uma característica que, no contexto do livro, considero uma alegoria para uma carência muito mais relevante e íntima, a de não possuir qualquer emoção ou afecto face àqueles que o rodeiam.

Servindo-se da sua capacidade de distinguir os mais ínfimos aromas, o seu único propósito de vida será criar o perfume perfeito, aquele que representará a Beleza no seu estado puro e absoluto, o que acaba por conduzir a um final cujo significado pode estar aberto a discussão. Na minha interpretação pessoal, penso que remete para o perigo que é viver obcecado com sentimentos utópicos, viver sem ter consciência de que nada nem ninguém pode ser perfeito ou tal e qual o idealizamos e para o quão efémero costuma ser o valor que damos aos nossos desejos materiais a posteriori. 

Outro aspecto que me agradou bastante foi a clara manifestação do destino. Será que este já se encontra traçado ou somos nós que o vamos construindo no nosso dia a dia? O autor deixa clara a sua posição, adicionando inclusive uma aura de ironia.

Dito isto, O Perfume foi bem diferente do que estava à espera. O subtítulo (História de um Assassino) pode mesmo ser considerado um tanto enganador porque se estão à procura de um thriller em que as mortes sejam minimamente descritas este não é o indicado. Mesmo assim recomendo a leitura. Não prometo que vão gostar a 100%, mas de certeza que não vos deixa indiferente. 

Classificação: 5/5

15 comentários:

  1. Novo post 1 mês depois! Não acho bem :P
    Já sabes o que achei do livro x) E não tinha percebido que tinhas gostado tanto, tanto! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi... Este mês foi péssimo em termos de tempo para dedicar às leituras e ao blog :(
      Realmente gostei muito :P

      Eliminar
  2. Viva,

    Já tinha saudades de ver aqui um comentário e calhou logo este livro :D

    Sem duvida que ou se gosta ou não se gosta, não há meio termo e fico contente que tal como eu tenhas gostado, um assassino bem diferente do habitual e bem desenvolvido sem duvida :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, e eu agradeço que continuem desse lado :P
      Gostei muito mais do que estava à espera. Se não fosse a promoção da Presença tinha deixado esta leitura de lado por causa das críticas mistas :P

      Eliminar
  3. Já vi o filme deste livro e gostei muito.. é bastante diferente.. e já percebei que o livro divide bastante as opiniões..
    No entanto fiquei com curiosidade em ler o livro...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha visto o filme há muitos anos mas não me lembrava de nada a não ser da premissa, tenho de revê-lo para comparar :)

      Eliminar
  4. Concordo com o que disseste logo no início, este é um livro que origina diferentes opiniões e que depende muito da forma como a pessoa vive o que está a ser narrado. eu ainda não li, confesso.Tenho receio de achar o livro meio aborrecido, apesar de a premissa parecer bastante interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com base no teu registo literário acho que és capaz de gostar, mas não prometo nada :P

      Eliminar
    2. Hm ok, hei-de experimentar então ;) assim que tiver lido mais umas coisitas que por aqui tenho, experimento.

      Eliminar
  5. Sortudo! Eu já não consegui apanhar este na promoção da Presença :(
    Tenho curiosidade em relação a este livro, mas ao mesmo tempo deixa-me um bocado de pé atrás porque já percebi, por várias opiniões, que é um pouco descritivo e algo lento...
    Tenho de encontrar um bom momento para o ler ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este livro se calhar deve ser lido numa altura propícia... Espero que gostes! :)

      Eliminar
  6. Gostei bastante da tua opinião. Acho que te expressaste maravilhosamente bem e foste logo ao ponto :) Gostava de ter podido gostar tanto do livro como tu :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :D
      É, é pena :( Ao menos foi bom ver o contraste de opiniões ;)

      Eliminar
  7. Não vi o filme nem li o livro... Mas é de facto um livro que me deixa com curiosidade de o ler. Espero que faça parte do grupo de pessoas que gostou tanto como tu ;)

    ResponderEliminar

Pesquisar