domingo, 16 de março de 2014


Não editado em Portugal.

Sinopse:

On November 22, 1963, three shots rang out in Dallas, President Kennedy died, and the world changed. What if you could change it back? Stephen King’s heart-stoppingly dramatic new novel is about a man who travels back in time to prevent the JFK assassination—a thousand page tour de force.
Following his massively successful novel Under the Dome, King sweeps readers back in time to another moment—a real life moment—when everything went wrong: the JFK assassination. And he introduces readers to a character who has the power to change the course of history.
Jake Epping is a thirty-five-year-old high school English teacher in Lisbon Falls, Maine, who makes extra money teaching adults in the GED program. He receives an essay from one of the students—a gruesome, harrowing first person story about the night 50 years ago when Harry Dunning’s father came home and killed his mother, his sister, and his brother with a hammer. Harry escaped with a smashed leg, as evidenced by his crooked walk.
Not much later, Jake’s friend Al, who runs the local diner, divulges a secret: his storeroom is a portal to 1958. He enlists Jake on an insane—and insanely possible—mission to try to prevent the Kennedy assassination. So begins Jake’s new life as George Amberson and his new world of Elvis and JFK, of big American cars and sock hops, of a troubled loner named Lee Harvey Oswald and a beautiful high school librarian named Sadie Dunhill, who becomes the love of Jake’s life – a life that transgresses all the normal rules of time.
A tribute to a simpler era and a devastating exercise in escalating suspense, 11/22/63 is Stephen King at his epic best.

Opinião:

Edição de bolso e 859 páginas... um livro com estas dimensões seria, em princípio, assustador e uma leitura mais demorada do que o habitual. Com Stephen King ficou provado mais uma vez que isso não acontece. Feitas as contas, demorei a lê-lo apenas uma semana em pleno período de aulas. Todos os momentos livres (os dez minutos de intervalo, a espera pela chegada do professor...) serviam para avançar mais algumas páginas, tal a forma em que fiquei preso à história e às personagens.

Apesar do autor ser mais conhecido pelas suas obras dentro do género do horror puro, em 11/22/63 adopta a ficção científica e histórica com uma simples premissa: regressar atrás no tempo a fim de evitar o assassínio do presidente Kennedy em Novembro de 1963. No entanto, as viagens ao passado têm sempre o ano de 1958 como destino, pelo que grande parte do livro é desenvolvido nesses cinco anos de intervalo, cinco anos que não deixam de ser, de todo, tão ou mais interessantes uma vez que o nosso protagonista toma uma nova identidade e uma nova vida...

Narrada na primeira pessoa, esta história envolve completamente o leitor no ambiente político-social que se vivia na época nos Estados Unidos e baseia-se muito no chamado "efeito borboleta", isto é, na ideia de que pequenas decisões podem causar grandes alterações no futuro, quer para bem quer para mal. De certa forma, penso que lida com aquela questão que é se o destino já se encontra traçado. Por outro lado, as viagens no tempo não são deixadas ao acaso: seguem certas regras que acabam por ser esclarecidas mais tarde ou mais cedo de uma forma, dentro do possível, bastante lógica.

Este livro encaixa-se ainda no género do romance: fiquei completamente rendido à história de amor aqui retratada, um amor que vai muito além do físico e das aparências, um amor honesto e intemporal. Surpreendeu-me bastante, até porque desconhecia esta vertente do escritor.

Não sei porque motivo é que 11/22/63 ficou quase um ano a apanhar pó na estante... Mais uma vez, Stephen King demonstrou ser um escritor de grandes livros grandes. Recomendo!

Classificação: 5/5

11 comentários:

  1. Às vezes os livros que demoramos mais para ler são os que nos surpreendem mais pela positiva :P
    Ainda não li nada de Stephen King >.<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão :P
      Tens que experimentar, dos poucos livros que li dele gostei muito da maioria :)

      Eliminar
  2. Confesso que das obras do SK, esta não é daquelas que desperte mais o meu interesse. Acho que antes de chegar a este terei de ler outros primeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente, livros deles é o que não falta :P

      Eliminar
  3. Tenho muita vontade de ler Stephen King. Ainda não li nada, mas os livros do mesmo, parece ótimo.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um excelente autor, dos poucos que li dele gostei bastante da maioria... e ainda faltam ler muitos mais! :P

      Eliminar
  4. Viva José,

    Confesso que não me tenho dado bem com o escritor, que considero muito descritivo embora não vá desistir de o ler. Tenho pelo menos o Insónia e um livro de contos dele por ler, gostava de ler a Cupula que me dizem ser excelente e se a Berthand publicar todos os livros da saga A Torre Negra então ai sim vou ler em força o escritor.

    Mas apenas se publicarem todos os livros, pois já me tramaram com a saga A Roda do Tempo do Robert Jordan, ou tudo cá fora ou não invisto ;)

    Ainda assim este livro parece-me muito interessante e pelo que percebo até tem uma escrita fluida e que acaba por se tornar compulsiva :D

    Abraço e boas leituras (se tivers com espaço a mais na estante diz que posso ficar com ele eheheh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos livros editados pela Bertrand, só li o Misery e A Cúpula e recomendo ambos, embora prefira o primeiro :D
      É pena que não publiquem todos os volumes desta saga ou de qualquer outra e fiquem a meio :( Ainda não li A Torre Negra, mas já faz parte dos meus planos e irei adquiri-la em espanhol...
      O 11/22/63 está também em espanhol, mas mesmo que não tivesse espaço na estante não me desfazia dele por nada xD

      Eliminar
    2. lol e eu ainda tinha esperança, mas pronto estando em espanhol até facilita :D

      Eliminar
  5. Não li nada dele, mas esse livro despertou-me o interesse. Mais que não seja pelo facto de haver algo chamado Lisbon Falls no Maine, algo que desconhecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sabia da existência de Lisbon Falls. É muito curioso :P

      Eliminar

Pesquisar