segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


Título original: Paper Money

Sinopse:

Um político acorda com uma bela mulher ao seu lado; um criminoso faz uma reunião com a sua equipa; um magnata toma o pequeno-almoço com um alto funcionário bancário. E depois três histórias nascem: uma tentativa de suicídio, um sequestro e uma oferta pública de aquisição. Parecem ações isoladas, sem relação umas com as outras, até que certo jornalista do Evening Post começa a fazer perguntas e a desvendar uma conspiração bem mais ampla que envolve todos estes elementos. 
Um dos mais aclamados livros de Ken Follet, cuja narrativa se desenrola ao longo de um dia num jornal vespertino de Londres e põe a nu com mestria as interligações entre o crime, a alta finança e o jornalismo. 

Opinião:

Este é o segundo "short book" que leio deste autor, no sentido em que o tamanho do livro não se compara àqueles que lhe brindaram maior sucesso - Os Pilares da Terra, Um Mundo sem Fim, A Queda dos Gigantes e O Inverno do Mundo, cada um deles histórias épicas. No entanto, e apesar de O Preço do Dinheiro ser um dos seus primeiros livros, o estilo de escrita de Ken Follett mantém-se.

Num enredo deste género, um suspense que envolve crime, sexo e corrupção, seria, à partida, complicado dar o mesmo destaque a personagens tão diferentes como homens de negócios, jornalistas e gangsters, mas de facto este é um dos pontos fortes do livro, num suspense cuja acção decorre no espaço de onze horas na cidade de Londres.
Não existindo apenas um claro protagonista ou vilão, apresentam em comum o facto de, de uma forma ou de outra, serem movidas pela ambição, quer seja por dinheiro, por poder, por uma promoção no trabalho ou até mesmo por amor.

O Preço do Dinheiro não é tão memorável como os romances históricos pelos quais é mais conhecido, mas não deixa de ser, no entanto, uma leitura agradável que prende o leitor.

Classificação: 3/5

7 comentários:

  1. Foi o primeiro livro de Ken Follett que li e não me rendeu. Não achei que a história fosse particularmente cativante, muito sinceramete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se já leste mais algum dele, mas de qualquer forma recomendo que dês uma oportunidade aos seus romances históricos, nomeadamente Os Pilares da Terra. As personagens e a narrativa é muito mais interessante :)

      Eliminar
  2. Viva José,

    Apenas li Os Pilares da Terra e só posso concordar um grande romance Histórico, comovente e bem desenvolvido. Tenho ainda para ler O Voo da Águia que foi uma oferta dos colegas de emprego, mas ainda não tive oportunidade de lhe pegar.

    Sinceramente até lia mais livros do escritor, tem qualidade sim senhor mas o preço dos livros são proibitivos, sendo assim é esperar que me emprestem ou compre numa boa promoção e tenha tempo claro :)

    Ainda assim parece ser um livro interessante e diferente do genero que lhe deu destaque.

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o preço é bastante elevado, o que é uma pena, daí que tenha estado a tentar comprar os seus outros livros no formato de bolso (embora preferisse os de formato normal)...
      Fico a aguardar a tua opinião em relação aO Voo da Águia :)

      Eliminar
  3. Tenho este livro e a capa que mostraste é muito mais bonita! :P a minha edição é da Bertrand Editores e a capa não cativa nada! :P
    Estou a ver que este não é dos melhores do Ken Follett... Sou capaz de adiar a sua leitura mais um pouco! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, realmente esta capa, que é a que eu tenho, é mais bonita, mas por outro lado é a edição de bolso :P

      Eliminar
  4. Não li nada desse autor, nem tenho nenhum livro dele... Os preços são, de facto, um pouco desencorajadores... Embora as edições de bolso me convidem a comprar um.

    ResponderEliminar

Pesquisar