sexta-feira, 10 de janeiro de 2014


Sinopse:

Written in 1948, 1984 was George Orwell's chilling prophecy about the future. And while the year 1984 has come and gone, Orwell's narrative is timelier than ever. 1984 presents a startling and haunting vision of the world, so powerful that it is completely convincing from start to finish. No one can deny the power of this novel, its hold on the imaginations of multiple generations of readers, or the resiliency of its admonitions. A legacy that seems only to grow with the passage of time.

Opinião:

Escrito e publicado alguns anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, George Orwell (pseudónimo de Eric Arthur Blair) apresentou, através da ficção, um arrebatador ensaio sobre os regimes totalitários. 
Neste livro, o argumento em si, embora importante, fica necessariamente em segundo plano. Não está repleto de acção nem é uma intriga de suspense, tal é o seu carácter político, mas é precisamente neste tipo de carácter que reside a importância de 1984.

O autor conseguiu, de forma extensiva mas nada cansativa, focar cada um dos sintomas dos sistemas totalitários, particularmente na primeira das três partes em que o livro é dividido: a censura, a manipulação da informação e do pensamento, a exaltação nacional, a insegurança e a desconfiança em relação aos outros, a repressão sexual (com o único de fim de reproduzir a espécie humana), a tortura...

Por outro lado, Orwell criou também um conceito interessante na narrativa, o da novilíngua. Segundo o Partido e o Big Brother, nada mais é do que uma versão da língua aperfeiçoada, reduzida e definitiva. Esta esconde, contudo, uma clara metáfora à ausência da liberdade de expressão e ao controlo do pensamento.
É ainda relevante destacar a relação que faz entre os sistemas de classes e a guerra.

Este é sem dúvida um daqueles livros que merece toda a atenção que tem, uma vez que, mais do que o interesse pelas personagens ou pela história, é um livro que desafia o leitor a parar um bocado para pensar e questionar, até porque como a certa altura é mencionado, "the best books are those that tell you what you already know", mas cujas ideias não sabemos sistematizar.

Classificação: 5/5

5 comentários:

  1. É um grande livro, não haja dúvida!

    ResponderEliminar
  2. Ois,

    Sei que o problema é meu, já li várias distopias e embora lhe reconheça muita qualidade não faz o meu género, descritivo, sem grande ação, aventura faz com que não me cative. Mas sim tem qualidade ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É uma obra excelente, ideal para refletir! Gostei muito da tua opinião ;)

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus preferidos de sempre:) Muito boa a opinião. Beijos

    ResponderEliminar
  5. Um livro que irei reler um dia, sem dúvida.

    ResponderEliminar

Pesquisar