terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Em plena época de exames, deparo-me sempre com uma grande dificuldade que é conseguir estudar em casa sem distracções, plenamente concentrado no que estou a fazer, já que, como o meu curso envolve o computador, não posso simplesmente desligá-lo, pelo que a tentação de visitar os sites habituais fica acrescida...
Mas hoje experimentei uma nova técnica: ter música clássica como pano de fundo.
É certo que já tentara várias vezes com as músicas que estão no meu MP3, mas saber a letra quase de cor e salteado influenciava negativamente o estudo, mesmo que estivesse a ser ouvida num volume baixo. O mesmo se aplicava a bandas sonoras instrumentais: involuntariamente penso na cena do filme da melodia correspondente.
Já com a música clássica, pûs As Quatro Estações - Inverno, de Vivaldi, a tocar e fui capaz de estudar tudo de uma só vez, sem pausas e totalmente concentrado! Resultou à perfeição!

Uma vez que ponho as mãos no fogo quando digo que não serei certamente o único a sofrer deste "problema", deixo-vos aqui o artigo que me ajudou a chegar a esta solução. Nele encontram-se igualmente outros tipos de música que talvez se possam adaptar melhor a vocês. 
Bons estudos!

6 comentários:

  1. Me gusta la música en general y yo creo que cada momento requiere un tipo de música diferente.

    Además de servir para el estudio la música clásica he oído que las planta cuando le pones una música clásica a menudo, cobran mucha belleza. Si tienes plantas haz la prueba.


    http://ventanadefoto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Já há anos que estudo a ouvir música clássica. Gosto de estudar com som de fundo, mas músicas com letra acabam por ser uma distracção. Clássica é uma excelente opção :)

    ResponderEliminar
  3. Oi, este ano decidi estudar para o vestibular, farei para a área de humanas, psicologia ou pedagogia, porém sou muito nervosa e distraída até para as matérias que eu gosto!
    Faz tempo que não estudo!
    Percebi que realmente algumas músicas clássicas me acalmam e me ajudam a etudar!

    Adorei a sua dica, Vivaldi já está me acompanhando nos estudos =D
    espero que me ajude na minha marotana!(sou muito nervosa rsrs)

    Indica mais alguma música??
    Beijos. Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!
      Na realidade não tenho grandes conhecimentos sobre música clássica, pelo que não sou o melhor para aconselhar... No entanto, além de Vivaldi também já estudo com outros grandes compositores como Beethoven ou Tchaikovsky (sem dúvida o meu preferido). É uma questão de procurar, tentar se se aplicam bem ao seu caso e fazer uma lista de reprodução com elas :)
      Boa sorte para os estudos!

      Eliminar
  4. Descobri seu blog, agora só estudo ouvindo música clássica. Valeu!!

    ResponderEliminar
  5. Olá José o/

    Muito obrigado pelos comentários, tu me ajudou muito, pois tinha dúvidas ainda a respeito. vejo muitos comentários na internet sobre estudos envolvendo música clássica, mas a maioria era com base em que outras pessoas falavam ou em estudos. queria uma opinião pessoal de alguém que realmente experimentou e agradeço profundamente o seu relato.

    Conheço bastante sobre música clássica e verifiquei que os melhores para estudos provavelmente são Vivaldi e Bach. compositores como Georges Bizet, Johann Strauss, Tchaikovsky são realmente bons, mas percebi que são capazes de interferir em algum momento nosso pensamento em algumas músicas. por isso, para quem inicia é melhor ir ou no Vivaldi ou Bach.

    Se cuida, e um grande abraço o/

    ResponderEliminar

Pesquisar