terça-feira, 21 de junho de 2011

"(...) Não vou dizer que fracassar é divertido. Esse período da minha vida foi muito obscuro. (...)

Mas então porquê falo dos benefícios do fracasso? Simplesmente porque fracassar significa despir-se do supérfluo. Deixei de fazer de conta a mim própria que era outra pessoa diferente de mim mesma, e passei a direccionar toda a minha energia na conclusão do único trabalho que me era importante. Tivesse eu tido êxito em qualquer outra coisa e talvez nunca tivesse encontrado a determinação em ser bem sucedida na área a que acreditava pertencer realmente. Fui colocada em liberdade, porque o meu maior medo tinha-se concretizado e continuava viva (...). E assim o fundo do poço tornou-se numa base sólida na qual reconstrui a minha vida.

Poderás nunca falhar na escala em que eu o fiz, mas alguma derrota na vida é inevitável. É impossível viver sem falhar em qualquer coisa, a não ser que se viva com tamanha precaução que faça com que não se esteja a viver realmente, o que constitui em qualquer caso um fracasso. (...)"

J.K. Rowling, no seu discurso de formatura em Harvard (2008)

1 comentário:

Pesquisar