domingo, 6 de março de 2016


O ano continua muito bem em termos de leituras, quer em qualidade, quer em quantidade, uma vez que consegui terminar mais 8 livros e apenas dois deles foram leituras com menos de 4 estrelas! 



Como já tinha dito no post de Janeiro, no início do ano comecei a ler Dom Quixote e finalmente terminei-o na primeira semana de Fevereiro! No geral foi uma leitura da qual gostei muito e que me deixou com algumas saudades das personagens do Cavaleiro da Triste Figura e do seu leal Sancho Panza. É certo que é uma leitura complexa, com muitas histórias secundárias que frequentemente colocam a história principal em segundo plano, o que, junto com a escrita, pode arrastá-la durante muito tempo, mas o facto de ter recorrido ao audiobook para várias partes do livro ajudou muito, visto que o narrador dava diferentes vozes às personagens.
Não ficou um dos meus clássicos favoritos, mas acho que deve ser lido ;)



Finalmente li este clássico que tenho na estante há anos (embora, aqui entre nós, tenha acabado por ler o ebook porque a edição física ficou em Portugal xD)!
O motivo pelo qual foi adiado tanto tempo foi tê-lo começado (e desistido) há muitos, muitos anos, ainda naqueles tempos obscuros em que não gostava de ler (medo!)... Até agora tinha ficado com a sensação de que era uma leitura lenta... mas não podia estar mais enganado! 
Entrei de imediato na história, a escrita do autor envolveu-me por completo e em nenhum momento achei que estivesse a ser aborrecido! Também não consegui deixar de imaginar as personagens do Planeta do Tesouro da Disney: embora com as diferenças óbvias, a adaptação mais futurista acaba por ser bastante fiel à obra original :P


Com a segunda parte recém lançada (divisões de livros dá nisto...), chegou a altura de ler a primeira metade do derradeiro final desta trilogia de fantasia que já se tornou uma das minhas favoritas.
Quando ocorrem divisões de livros, é habitual verificarmos que a primeira metade, como introdução à segunda parte, é mais parada, mas neste caso isso não acontece visto estar repleta de acção, jogos políticos, revelações e até um cliffhanger! Nem quero imaginar o que vem aí...



Depois de Dom Quixote, também tinha este pequeno conto do Cervantes escondido algures em casa à espera de ser lido mas, infelizmente, não gostei. A escrita é igualmente densa mas custou muito mais a entrar na história (apesar do reduzido tamanho). Por outro lado, a reviravolta no final pareceu muito forçada e caída do céu...



Lamento: continuo a não ser grande fã de Sherlock Holmes. Este era o último livro dele que tinha em casa por ler e, provavelmente, um dos casos mais interessantes e, se bem que no início parecia que ia gostar muito mais, lá para o meio do livro já estava novamente a desejar terminá-lo... 
Sem dúvida que a história não é nada previsível mas, ao contrário de Poirot, acho que as deduções de Sherlock dependem muito do acaso. As coisas mais banais podem dever-se a diversas razões mas ele tem a sorte de escolher sempre a correcta! Por outro lado, também não é uma personagem com a qual simpatize, principalmente desde um certo capítulo num outro livro em que, para provar aos presentes que a sua teoria acerca do uso de um veneno estava certa, decide recorrer a um método no mínimo questionável...


Como já devem saber, J.K. Rowling é a minha autora favorita. Admiro-a tanto como escritora como enquanto pessoa. Por isso, quando encontrei este livro por 3 euros, já com portes, na Amazon, não resisti!
Esta biografia, lançada quando o fenómeno Harry Potter ainda era algo muito recente, conta-nos em detalhe a história pessoal da escritora ao mesmo tempo que vai identificando pessoas, lugares e momentos que serviram de inspiração a certos aspectos do universo que ela criou. Está muito bem escrita e nota-se um bom trabalho de investigação por parte do autor.
Recomendo sem reservas a todos os Potterheads! Como complemento, fiquem a saber que este livro serviu de base ao telefilme Magic Beyond Words, que está disponível e legendado no YouTube ;)


Não há muito a dizer: mais uma vez, Agatha Christie constrói um crime que só a mente brilhante de Poirot é capaz de resolver... A nós, leitores, só nos resta, numa tentativa vã, suspeitar das personagens e dos seus motivos, embora quase sempre cheguemos ao fim completamente surpreendidos! 



Apesar de conhecer algumas das suas músicas mais famosas, nunca vi o filme ou a peça de teatro, pelo que não conhecia a história... Mas gostei bastante!
Sendo um clássico que decorre numa ópera pensava que ia ser uma leitura arrastada mas felizmente isso não aconteceu. A escrita do autor transportou-me de imediato a todo esse ambiente dos palcos, dos segredos que se escondem nos bastidores. Se bem que o casal protagonista seja algo plano, com o Fantasma temos uma personagem que aos poucos vai revelando toda a sua complexidade emocional. Isto, aliado ao véu de mistério sob o qual se esconde, torna-o numa personagem muito interessante.


Como viram, continuo com o bom ritmo de leituras com que iniciei o ano e com a vontade de ler clássicos... Esperemos que continue assim durante muito tempo! :P

E a vocês? Como correu o segundo mês de 2016?


8 comentários:

  1. Eu gostei muito do Dom Quixote, mas tens razão em relação às histórias secundárias. No entanto, acho que é uma boa leitura :)

    Houve uma altura em que não gostavas de ler? :o

    Não li nenhum dos outros livros, mas quero conhecer o Sherlock Holmes e o Poirot originais. Recentemente vi uns episódios da série Miss Marple, e também fiquei com curiosidade em relação a essa senhora.

    Em Fevereiro não li tanto como tu... Terminei Madame Bovary e Cinco Semanas em Balão. Entretanto comecei Vinte Mil Léguas Submarinas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é má :)
      Pois é, quem diria? :P
      Em Março li um livro da Miss Marple e gostei, mas Poirot continua a ser o meu preferido x)
      Ainda não li nenhum desses três... De Verne só li Viagem ao Centro da Terra mas não me convenceu... Gostaste?

      Eliminar
    2. Ainda não dei 2 estrelas a Verne, mas digo-te que a minha opinião sobre os livros dele tem mudado de livro para livro. Viagem ao Centro da Terra até gostei, mas também não me convenceu por aí além. O mesmo para Vinte Mil Léguas Submarinas, do qual gostei um pouco menos. Já ao ler Cinco Semanas em Balão e A Volta ao Mundo em 80 dias, estive bastante entretida e achei divertido.

      (Que achas de eu começar a dar opinião de livros no blog? Ando a pensar nisto há uns tempos, mas ainda não me decidi...)

      Eliminar
    3. Acho muito bem! Sim, dá a opinião das tuas leituras :D

      Eliminar
  2. Ois,

    Bem grandes leituras sem duvida estás on-fire, no meu caso isto anda mesmo fraco espero ser apenas uma fase menos boa, devo ter lido uns dois livros :D

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que tenham sido boas leituras, a quantidade é só um extra :P Pelo que vi um deles ("O Vento dos Khazares") valeu muito a pena portanto... ;)

      Eliminar
  3. Olá José,
    Que boas leituras. E o Dom Quixote!! Tenho na estante, mas ainda não tive coragem de pegar nele e ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderEliminar

Pesquisar