sábado, 6 de fevereiro de 2016


Partir para a leitura de calhamaços não costuma ser uma decisão tomada de ânimo leve. No geral não são leituras rápidas: acompanham-nos durante mais tempo, por vezes semanas ou meses, dependendo do ritmo de leitura e do quanto estejamos a gostar da obra em questão... Se o tal livro for um clássico, ainda ficamos mais de pé atrás e é assim que vão ficando nas estantes, a ganhar pó, à espera do momento certo. 

E acho que esse momento chegou.

Iniciei o ano com muita vontade de ler clássicos, com uma sensação de coragem para enfrentar os gigantes que tenho na estante, pelo que, como se costuma dizer, agarrei o touro pelos cornos e, logo no dia 1 de Janeiro, iniciei Dom Quixote, aquele livro que durante anos considerei o maior desafio da minha TBR e que sempre achei que só fosse ler num futuro longínquo... Já o terminei e a verdade é que acabei por gostar bastante: não foi assim tão mais complicado do que outros clássicos, embora reconheça que o audiobook tenha dado uma grande ajuda pois enriqueceu a experiência ao dar vozes reais às personagens, com as suas maneiras de falar próprias e dotadas de certa personalidade.

Findo Dom Quixote, a sede pelos clássicos não desapareceu. Muito pelo contrário: cresceu e quer ser saciada. É por isso que quero aproveitar o momentum e, desta forma, separei mais três grandes clássicos para serem lidos em cada um dos próximos três trimestres de 2016, embora as datas possam sofrer alterações:



Tudo o que tenha a ver com a Rússia chama automaticamente a minha atenção e isso inclui a sua literatura e, em particular, a obra de Tolstoi. Dele já li, há alguns anos, Anna Karenina (um dos meus clássicos favoritos) e, no fim do ano passado, A Morte de Ivan Ilitch. Guerra e Paz, um dos que veio parar a casa no Natal, era o próximo que tinha em mente, por uma parte motivado pela nova adaptação televisiva da BBC e por outra pelo projecto Lendo Guerra e Paz que está a decorrer no canal da Tatiana Feltrin, uma booktuber brasileira que acredito que já conheçam...




Todos os anos aguardo pelas férias de Verão para o ler e todos os anos terminam com o livro intacto... Sinto-me intimidado pela minha edição, oriunda dos tempos de juventude do meu pai, que tem a fonte de letra minúscula mas... adoro o musical (quer o original, quer o filme), logo o livro deve ser igualmente bom, se não melhor! Ora, deste ano não passa!




A minha primeira (e única) experiência com Jane Austen foi Emma e não correu muito bem. Desde então Orgulho e Preconceito tem sido vindo a ser adiado, apesar de muitas pessoas já me terem dito que é muito melhor do que Emma. Este Natal recebi uma edição ilustrada portanto já não há volta a dar: será que em 2016 faço as pazes com aquela que é um dos expoentes máximos da literatura inglesa?


Será este, portanto, o meu desafio literário para este ano. Tudo isto aliado, claro, a outras leituras mais leves (ou não...) que, de certeza, irão incluir outros clássicos.

Os vossos planos de leituras para este ano também incluem alguns destes clássicos ou outros calhamaços?


12 comentários:

  1. Talvez os maiores livros da minha lista para este ano sejam Crime e Castigo e Moby Dick. A lista também tem vários de Jules Verne, assim como de Molière. Vai ser um ano interessante!

    Em relação aos teus clássicos, Guerra e Paz faz parte das minhas leituras para o próprio ano (posso ainda começar este ano, se tiver tempo). Também quero ler Os Miseráveis, mas ainda não tenho data.

    Em relação a Orgulho e Preconceito... Confesso que li e que não me agradou mesmo nada... Mas espero que para ti seja uma leitura mais agradável do que foi para mim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crime e Castigo fica para 2017, em princípio :P
      Esse é o meu receio quanto ao Orgulho e Preconceito... Façamos figas para que goste :P

      Eliminar
  2. Os russos também me chamam sempre a atenção e ainda não li nada deles que não tenha gostado. Têm realmente uma narrativa e ambiente diferentes. Guerra e Paz não será ara este ano, mas sem dúvida que um dia o lerei :) Para já fico-me pelo Anna Karenina que ainda me vai ocupar por uns tempos :b
    Os Miseráveis é outro livro que quero mesmo muito ler! Podíamos um diz fazer uma leitura conjunta e dividir o livro por partes, o que achas? :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes do Anna Karenina :D
      Perfeito! Em leitura conjunta a experiência de ler Os Miseráveis fica ainda melhor :D :D Quando tiver terminado o Guerra e Paz a gente fala para combinar :)

      Eliminar
  3. Olá José!
    Excelente projecto =)
    Tenho o Dom Quixote para ler mas não sei se tenho vontade este ano =P
    Guerra e Paz e Os Miseráveis também quero ler, mas primeiro tenho que os comprar pois quero ter mesmo a edição física.
    Espero que gostes de Orgulho e Preconceito pois faz parte do meu top 3 de clássicos preferidos e até o reli no final do ano passado. E olha que eu odiei Emma ;)

    Quanto à leitura de clássicos, estipulei ler 6: Anna Karenina (já o li em Janeiro e gostei bastante), Os Fidalgos da Casa Mourisca, Crime e Castigo, Os Três Mosqueteiros, A História de Duas Cidades e A Metamorfose. Vamos ver como corre =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dom Quixote é mesmo preciso vontade :P Tem partes bem interessantes mas outras que nem tanto e isso pode arrastar a leitura...
      Ao saber isso fico mais animado para ler o Orgulho e Preconceito... Espero que tenha sido só um caso de ter começado a descobrir a autora por um livro mau :P
      Anna Karenina *.* Espero que consigas cumprir as outras cinco leituras e que, acima de tudo, desfrutes delas! Crime e Castigo provavelmente ficará para o próximo ano, mas também é um livro que quero muito ler :)

      Eliminar
  4. Xiii o Don quixote li partes nas aulas de espanhol.. tenho na estante e, um dia, quero ler... mas não vai ser este ano. Guerra e Paz ando com vontade.. mas... lol... é enorme :(
    Orgulho e Preconceito estou a ler.. como já viste nos meus vídeos.. mas anda a dar-me sono :( Os Miseráveis é talvez o que mais me desperta curiosidade, de momento..

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a minha experiência com Orgulho e Preconceito corra um bocadinho melhor x) Pode ser que nos próximos capítulos melhore ;)

      Eliminar
  5. Viva,

    Ena força com isso acho que fazes muito bem, quero ler o Guerra e Paz do Tolstoi pois já li o livro I (da SdE que divide rsrsrs)e gostava de ler OS Miseráveis :)

    Abraço e boa sorte com isso :D

    ResponderEliminar
  6. Este ano também quero apostar nos clássicos.. e quero ver se leio Anna Karenina.. Guerra e Paz é outro que me chama muito à atenção..
    Espero que consigas os teus objectivos..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes do Anna Karenina :)
      Obrigado, espero que não tenha sido demasiado ambicioso :P

      Eliminar

Pesquisar