domingo, 31 de janeiro de 2016


Para tentar manter este espaço um pouco mais actualizado,  no final de cada mês irei falar-vos um pouco das leituras que fiz...

2016 começou bastante bem, com um total de 8 livros lidos, mais um tijolo da literatura que está em andamento desde o primeiro dia do ano.

Começando pelo tijolo, trata-se do Dom Quixote, o grande clássico da literatura espanhola. Era uma vergonha ainda não o ter lido... :P 
Apesar de ter a edição física, na verdade ando a ouvir principalmente o audiobook. É uma leitura bastante densa e ouvi-lo a ser narrado com certas diferenças nas vozes das personagens enriquece a experiência, já para não falar de que permite aproveitar melhor o tempo em que não dá para pegar num livro. Acredito que na primeira semana de Fevereiro consiga terminá-lo visto que apenas faltam perto de 200 páginas (das quase 900!).

Quanto às leituras concluídas, alguns são livros bem curtos (metade deles não chega às 100 páginas) e, no geral, foram boas leituras:


Depois de ler A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstoi, no fim do ano passado, fiquei com sede de mais clássicos da literatura russa e, à procura lá por casa, acabei por encontrar alguns livros de uma colecção de pequenos relatos que o jornal espanhol El País fez há alguns anos. Um deles era este: Clara Mílich, de Ivan Turgueniev, que conta a história de um homem que sucumbe à paixão por uma jovem actriz quando é demasiado tarde...
É uma história que se lê bem, em questão de um par de horas, e acho que mostra claramente a diferença entre amor e obsessão.



E falando de obsessão... Brandon Sanderson é a minha última obsessão literária. Que capacidade de escrita tem este autor! Quero ler tudo o que este homem escreve! No ano passado, O Poço da Ascensão, o segundo volume da trilogia Mistborn, foi um dos meus livros favoritos e, depois disso, também gostei muito de Elantris, ambos no género da fantasia épica. Steelheart, o primeiro de uma trilogia, está mais virado para a fantasia YA e, se bem que não superou as altas expectativas, também foi uma boa leitura.
Mais do que fantasia, parecia um livro de super-heróis, só que neste caso são os vilões a possuir os superpoderes. Pelo meio acho que ficou um pouco monótono, perdendo assim o bom ritmo com que começou, mas a história não foi nada previsível e o mundo está construído ao pormenor, com uma imensidade de diferentes poderes e fraquezas. Aliás, a fraqueza do Steelheart, o super-vilão... Wow! 


Mal terminei Steelheart li, de uma rajada, esta curta novella que decorre entre o final do primeiro e o início do segundo volume. Ora aqui está um exemplo de como todas as novellas deviam ser: é curta mas enriquece o mundo criado! Adorei completamente! Aqui o autor presenteou-nos com um novo super-vilão, com um novo poder no mínimo interessante, a sua respectiva fraqueza e inclusive o seu background... Tudo isto em menos de 40 páginas! Há ainda uma breve referência ao que decerto servirá de ponto de partida ao segundo volume.

Este foi o outro dos livros que encontrei em casa da colecção do El País, também um livro da literatura russa. De Dostoievski já tinha lido há alguns anos O Jogador e, tal como aconteceu na altura, Noites Brancas também não me convenceu... Gostei da escrita mas a própria história não me satisfez, nomeadamente quanto ao desfecho. Ainda assim, ainda não é desta que desisto do autor: tenho o Crime e Castigo por ler.

Primeira grande desilusão do ano. Não me consegui ligar a nenhuma personagem e, no geral, achei a história - ou melhor dizendo, as várias histórias - pouco interessantes. Sinto que o autor podia ter explorado muito melhor a ideia das implicações de um desfecho alternativo da Segunda Guerra Mundial, nomeadamente no que ao anti semitismo diz respeito.



E se a leitura anterior foi a decepção, esta foi a primeira grande surpresa do ano! Sabendo o quão fã sou de Stephen King (tal como ela :P), a Joca, do little house of books, recomendou-me pessoalmente este pequeno livro de contos de terror e acertou em cheio!
Constituído por sete pequenas histórias repletas de elementos obscuros e macabros, cada uma delas tem como protagonista um habitante diferente do Vilarejo. Estas histórias podem ser lidas em qualquer ordem mas ao mesmo tempo encontram-se interligadas numa rede que vai sendo revelada aos poucos, à medida que vamos conhecendo certos episódios da vida das personagens.
Muito mais não posso dizer porque corro o risco de ser considerado spoiler... Mas leiam! Vale mesmo a pena! Uma leitura genial!

Com a nomeação da sua adaptação cinematográfica a quatro Óscares (incluindo o de Melhor Filme), quis ler o livro que lhe deu origem antes de ver o filme. O livro não me era totalmente desconhecido e até tinha ouvido boas opiniões mas até agora não estava na minha lista de prioridades...
O narrador desta história é Jack, uma criança de cinco anos que, junto com a mãe, vive literalmente preso num pequeno habitáculo a que chamam de Quarto, sem saber sequer que existe todo um mundo do outro lado da porta. Para ele, que nasceu no Quarto, o Quarto é a sua realidade. 
Foi uma leitura interessante que aborda um assunto complexo e que, em última análise, tem nuances de um ensaio acerca dos efeitos de crescer completamente isolado da sociedade e do que definimos como realidade. Por outro lado, ao vermos o mundo através dos olhos de Jack, frequentemente nos apercebemos de que coisas terríveis estão a acontecer sem que o próprio Jack saiba o que são, fruto da sua genuína inocência.
Ainda assim, pode dizer-se que foi uma leitura custosa, com um ritmo muito lento (nomeadamente na primeira parte). O facto de ser narrado por Jack implica que a escrita seja infantil, pelo que era fundamental que o livro tivesse sido melhor condensado.

A última leitura do mês foi uma agradável surpresa em termos de escrita. A autora foi capaz de me transportar de imediato para os vales da Islândia, local onde decorre esta história, e para o seu ambiente. A leitura fluiu com muita facilidade.
No entanto, gostava que a história tivesse sido mais desenvolvida, que fosse mais complexa... Não sei exactamente o quê, mas sinto que faltou algo que a tornasse verdadeiramente memorável, ao mesmo nível da excelente escrita. 

E foram estes os livros que andei a ler em Janeiro! 
Já leram ou querem ler algum deles? O que andaram a ler? Contem-me tudo nos comentários! ;) 

8 comentários:

  1. Que bom ver-te novamente por aqui!

    Li Dom Quixote em 2015 e adorei. Espero que também estejas a gostar da leitura. É um livro muito grande, mas acho que é bastante interessante.

    Este ano ainda só li dois livros: Em Parte Incerta e A Rapariga no Comboio. Adorei o primeiro, mas o segundo não me convenceu por aí além. Não me consegui identificar com ninguém, nem fiquei cheia de vontade de saber o que ia acontecer em seguida (como aconteceu com Em Parte Incerta, mesmo estando a ler depois de ter visto o filme)... Não diria que A Rapariga no Comboio foi uma desilusão total, mas não me encheu as medidas.

    Neste momento estou a ler Madame Bovary no original (em francês) e está a demorar um pouco porque também estou a ouvir o audio-livro. Sim, as duas coisas ao mesmo tempo, porque quero ter a certeza de que estou a ler com a pronúncia certa :)

    Dos livros que leste, não li nenhum. Mas a literatura russa também anda a chamar por mim, e Crime e Castigo está na minha lista de livros para ler este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe, de vez em quando vou dando sinais de vida :P

      Há partes muito boas e outras que nem tanto, mas no geral estou a gostar e não está a ser o bicho de sete cabeças que parecia, talvez por estar a ler com a ajuda do audiobook :P

      Acho o mesmo em relação ao Em Parte Incerta e A Rapariga no Comboio... Achei as "surpresas" do segundo muito previsíveis...

      Em francês? Wow! O meu francês não dá nem para ler um livro com uma linguagem fácil quanto mais para um clássico :P E que estás a achar?

      Não sei se o Crime e Castigo vai ser este ano porque tenho outros grandes clássicos em mente... Se sobrar tempo este ano, no máximo em 2017 :P

      Eliminar
  2. Já leste imenso! :)
    Concordo contigo que o Room é bom mas torna-se um pouco lento e meio que desconectado. Acho que o filme acaba por conseguir ser superior.
    Este mês tenho em mente ler um livro do Turgueniev..espero gostar. Ainda não acabei a saga Mistborn..falta-me o último! E concordo mesmo contigo que a escrita de Sanderson é muito boa.
    Tenho esse livro do Philip K Dick para ler mas agora fiquei meio de pé atrás. O que tu sentiste com ele foi o que eu senti com o "Do androids dream of electric sheep?", o único livro que li até agora do autor. A premissa é boa mas podia ter sido muito melhor explorada.
    Tenho ouvido falar muito bem do Raphael Montes mas tb tenho ouvido pessoas a acusarem-no de plágio. Assim, fico meio sem vontade de o ler. Prefiro ler as obras "originais".
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Metade destes livros eram curtos mas pelo menos tenho mantido um ritmo de leitura mais ou menos constante... Vamos ver como corre o resto do ano :P
      Ainda não vi o filme mas já ouvi dizer que é superior ao livro...
      Espero que gostes do Turgueniev :)
      Pois, também me falta ler O Herói das Eras... Acho que em Fevereiro vou ler a primeira parte (já que decidiram dividir em dois -_-).
      Tão cedo não sei se quero voltar a Philip K. Dick :/
      Oh, não sabia isso do plágio... A quem é que supostamente plagiou?

      Eliminar
  3. Olá José!
    Da tua lista só li o Últimos Ritos e também esperava mais.
    Ai o Dom Quixote! Tenho a edição comemorativa que saiu o ano passado mas olho para o livro e não tenho grande vontade de o ler, pelo menos para De Philip K. Dick li o Blade Runner e também não gostei e não senti ligação nenhuma nem com a história nem com as personagens e não devo ler mais nada do autor.
    Bjs
    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube | Goodreads

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o Dom Quixote é mesmo preciso estar bem preparado... Eu acabei por gostar bastante mas de facto o audiobook ajudou muito :P
      Pois, também não me parece que vá ler mais alguma coisa do autor :/

      Eliminar
  4. Viva,

    Ena podes não estar muito ativo no blog mas a ler estás on-fire a ler muito e bem bom sim senhor, assim continues :D

    E eu que apenas li dois livros em janeiro rsrsr, vai melhorar :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu próprio sei como consegui ler tanto este mês... Esperemos que o ritmo continue assim :P
      Ainda há muito tempo e muitos livros pela frente ;)

      Eliminar

Pesquisar