terça-feira, 22 de setembro de 2015


Mais uma tag em atraso, desta vez dedicada a todos os Potterheads!
O Turtix (obrigado!) tagueou-me para responder a seis questões criadas por Lauren Fairweather que estão relacionadas com o impacto que a saga Harry Potter teve nas nossas vidas... Ora vejam:

1. Harry Potter mudou-te de alguma maneira como pessoa? Se sim, como?

Sem dúvida. Não foi só o pilar do meu gosto pela leitura ou o facto de ter contribuído no ensinamento de valores importantíssimos como a amizade, a igualdade, o sacrifício ou o respeito pelos outros apesar das diferenças... 
Sempre fui uma pessoa muito tímida, introvertida e com alguma dificuldade em conseguir integrar-me pelo facto da minha personalidade e dos meus gostos diferirem ao que é habitual, algo que serviu para que terceiros fizessem de uma parte da minha adolescência uma fase longe do memorável. No entanto (e obviamente sobra dizer que não foi apenas Harry Potter), esta saga esteve sempre lá, nesses momentos mais duros. Contribuiu para tornar essa fase um pouco mais suportável e influenciou a minha auto-estima (algo de que não me apercebi na altura). Pouco a pouco fui aprendendo a aceitar-me tal como sou, a dar-me valor a mim próprio, a não ligar ao que os outros possam pensar de mim e a não ter medo de mostrar a minha opinião acerca de certos assuntos. Vejam a Hermione ou o Neville: quem conseguiria prever o seu desenvolvimento no início do primeiro volume? 

2. Já fizeste algum amigo por causa do Harry Potter?

Já! Em 2006 criei um blog de notícias do Harry Potter, o HPImagens (que tenho orgulho de dizer que se tornou um dos principais blogs sobre a saga em Portugal :P). Ora, através do blog conheci algumas pessoas que entretanto entraram para a equipa, entre elas a Luana que, posteriormente, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente quando fui estudar para Lisboa. Foi inclusive com ela que fui à estreia dos últimos dois filmes (ai, as memórias :')) e hoje em dia é uma das pessoas que considero uma grande amiga :D

3. Qual é a coisa mais importante que aprendeste com os livros de Harry Potter?

Além do respondido na primeira questão, uma lição a retirar dos livros e que considero muito importante é o facto de que, às vezes, não devemos julgar as pessoas somente pelas suas acções, mas também pelos seus motivos.

4. Qual a personagem que mais te inspira? Porquê? 

Quando comecei a escrever este post pensava que a minha resposta a esta pergunta ia ser, claramente, a Hermione. É uma personagem fiel aos seus ideais, amiga dos seus amigos, forte, independente e determinada. Sem dúvida, uma das melhores personagens femininas na Literatura.
Porém, após ter respondido à primeira questão (fez-me pensar mais do que estava à espera!), estou a ver que, inconscientemente, o Neville também é uma personagem que me inspira, uma vez que passou de ser quase um zé-ninguém a possuir uma confiança e coragem extremamente notável, ditadas pelo seu papel fundamental no último livro. Isso é que evoluir enquanto personagem!

5. Já alguma vez criaste algo inspirado nos livros? 

Como referi na segunda questão, em 2006 criei um blog de notícias do Harry Potter que esteve activo até início de 2012, embora em 2010 passasse a ser administrado por outras pessoas que entretanto tinham entrado na equipa.
Além disso, já criei alguns marcadores, wallpapers ou outros tipos de fan-art, mas nada de especial, tudo com Photoshop :P

6. Diz algo bom que tenhas feito que nunca teria acontecido sem o Harry Potter.

Sinto que não estou a ser muito original, mas duvido muito que gostasse de ler se não fosse o Harry Potter. Isto parece algo simples mas já pararam para pensar o que significa? 
Significa que não teria descoberto outros autores como Stephen King, Agatha Christie, Ken Follett ou Carlos Ruíz Zafón. 
Significa que nunca teria lido livros em inglês (o último livro foi a minha primeira leitura nesse idioma). 
Significa que nunca teria lido clássicos como Anna Karenina ou Jane Eyre. 
Significa que, provavelmente, teria lido apenas os resumos das leituras obrigatórias e, consequentemente, não teria descoberto a minha paixão pela escrita de Saramago.
Acima de tudo, significa que este blog não existiria e que não teria conhecido muitas pessoas que partilham o seu amor pelos livros :)

6 comentários:

  1. Viva José,

    Bem das melhores tags que li pois deu-me imenso prazer ler e conhecer-te um pouco melhor em especial adorei a primeira resposta e com a tua escolha da personagem favorita, mas no geral está muito fixe ;)

    Abraço e manda sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado :D Neville não é uma das minhas personagens favoritas mas apercebi-me que me inspirou bastante :)

      Eliminar
  2. Não tinha noção que Harry Potter tinha influenciado tanta a tua vida, e de maneira tão positiva. Acredito que tenha feito o mesmo com outras pessoas, e é bom partilhar essas experiências :-)

    Gostei muito das tuas respostas, especialmente da última. Não houve um livro ou saga que me tivesse feito gostar mais de ler, mas sei que existem obras que mudam a nossa vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que teve um grande impacto a vários níveis :)

      Eliminar
  3. Harry Potter foi para toda uma geração uma grande pilar, não só nas leituras como na vida. Eu tenho a sorte de ter sido uma delas, e a prova de que a leitura não é apenas e só leitura..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Pesquisar