terça-feira, 30 de dezembro de 2014


O ano está mesmo, mesmo a terminar e, como já vem sendo hábito no blog, o dia 30 de Dezembro é dia de fazer o TOP dos dez filmes que mais gostei de ver!

Ao contrário de em anos anteriores, em 2014 vi menos filmes do que é habitual... Dos 26 filmes, alguns provêm de anos anteriores e outros revelaram-se, infelizmente, uma desilusão (Lucy, Maze Runner, Guardians of the Galaxy ou mesmo o último da Disney, o Big Hero 6)...
Existem também algumas  estreias deste ano que não tive oportunidade de ver (tais como o Dallas Buyers Club, o Her ou a adaptação dA Culpa é das Estrelas)... Esses terão que passar para 2015...

Mas vamos ao que realmente interessa! Este é o meu TOP10 cinematográfico de 2014! :D



Blue Jasmine
Este filme estreou no ano passado e foi o segundo que vi do Woody Allen, depois do Meia-Noite em Paris, do qual também gostei muito. Há algo nas suas histórias que me atrai, um certo toque pessoal... É um realizador que quero voltar a acompanhar em 2015!





Noé
Estaria a mentir se dissesse que a Emma Watson não contribuiu em nada na minha curiosidade pelo filme, mas a verdade é que a história surpreendeu-me, nomeadamente a sua segunda metade, na qual a sua personagem tem um papel de enorme importância.





Ao Encontro de Mr. Banks
Já conhecia a história por trás da realização do filme da Mary Poppins e dos obstáculos que a autora dos livros impôs quando Walt Disney quis adaptá-los e sei que não foi 100% fiel à realidade. Porém, gostei muito do filme, principalmente do trabalho da Emma Thompson como P.L. Travers.





A Rapariga que Roubava Livros
O livro foi um dos meus favoritos do ano passado e confesso que já não me lembrava de alguns pormenores de modo a poder avaliar o quão fiel estava, mas ainda assim gostei bastante.





O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
Uma vez que li o livro há muitos anos, não sabia o que esperar desta terceira e última parte da trilogia O Hobbit, mas posso dizer que no geral gostei. Fizeram um grande trabalho com os efeitos especiais e, apesar de grande parte do filme ser apenas uma batalha, valeu a pena vê-lo no cinema.
Ainda assim, finda a trilogia, mantenho a minha opinião de que este livro teria resultado muito, muito melhor caso tivesse sido adaptado em apenas dois filmes...





Maléfica
Este era um dos meus filmes mais aguardados do ano e, embora a história não tenha ido ao encontro das minhas expectativas (esperava algo mais dark), no geral gostei dos restantes aspectos do filme e foi interessante ver a história do ponto de vista da rainha das vilãs da Disney.
Angelina Jolie é, sem dúvida, o ponto alto do filme: está simplesmente fantástica e encarnou a personagem na perfeição!





Cornos
Esta é adaptação do livro de Joe Hill com o mesmo nome que, posso desde já adiantar, é um dos meus favoritos do ano. Apresentou algumas diferenças, mas ainda assim é um filme muito bem conseguido, tendo conseguido representar no ecrã a essência do livro.
Daniel Radcliffe, o nosso eterno Harry Potter, também esteve muito bem!





Interstellar
Christopher Nolan é um dos meus realizadores favoritos... Depois de Inception e da trilogia do Batman, voltou a exceder as minhas expectativas, desta vez com um filme de ficção científica.
Adorei tudo neste filme: o elenco, a fotografia, a história... Vale a pena ser visto no grande ecrã!





A Revolta: Parte 1
Confesso que fui ao cinema quase sem expectativas nenhumas, quase por inércia: apesar de não ter gostado do livro, no fim de contas era um filme do Hunger Games!
Todavia, e para minha grande surpresa, sai da sala super entusiasmado pela segunda parte!
Na minha opinião, e contra todas as expectativas, a divisão resultou muito bem porque permitiu colmatar as falhas do livro e melhorá-lo imenso! Nomeadamente conseguiram adicionar certas cenas fora da perspectiva da Katniss - cenas do presidente Snow e dos outros distritos - realmente interessantes!






Em Parte Incerta
O livro de Gillian Flynn já tinha sido um dos meus preferidos do ano passado por causa desse grande twist na história do qual dificilmente se está à espera e, quando soube que David Fincher tinha sido o escolhido para realizar o filme soube que havia grandes possibilidades dali sair um grande filme... Felizmente, isso acabou por acontecer!
Tudo neste filme é perfeito: o elenco (principalmente a Rosamund Pike como Amy), a banda sonora que condiz com o tom do filme, a edição...
E apesar de inicialmente não ter sido fã do final do livro, em retrospectiva consegui mudar de opinião: outro final teria entrado nos típicos clichés e não causaria qualquer impacto. Enfim, um filme excelente!



São estes então os meus filmes favoritos de 2014! Viram algum destes? Recomendam mais algum? Quais são os vossos favoritos?
Amanhã será a vez das minhas leituras favoritas e assim encerrarei o ano no blog! :)

14 comentários:

  1. Olá!
    Bons filmes :D vi alguns, outros ainda quero ver... Na maior parte, concordo contigo.
    Tens de ver A Culpa é das Estrelas e Fúria ;) este último foi dos melhores que vi nos últimos tempos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei, adorei, adorei o Gone Girl!!
    Dos outros ainda não vi nenhum mas quero muito ver o Mockingjay part 1, o Interstellar, o Horns e o Maleficient! E talvez o The Book Thief mas só depois de ler o livro! :)

    ResponderEliminar
  3. Dos que tens aqui vi alguns no ano passado e realmente também gostei muito deles: Saving Mr Banks, Blue Jasmine,. Infelizmente,não gostei muito do Maléfica como sabes :/ Gone girl também foi um dos melhores filmes do ano para mim ;)
    Ainda não vi o Interstellar, Horns, Hobbit e Mockingjay mas em 2015 não me escapam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gone Girl foi mesmo espectacular! :D
      Espero que gostes dos que tens para ver em 2015! :D
      Bom ano! :)

      Eliminar
  4. Olá José:)
    destes ainda não vi muitos por serem adaptações de livros que ainda não li. O Gone Girl é um a ver quase imediatamente. Sou fã de David Fincher e Ben Afflleck.
    Book Thief é fabuloso e tenho pena que não tenha tido tanto reconhecimento internacional!
    E claro, Interstellar! Nolan sempre no seu melhor!

    ah marca aí na agenda... temos Óscares para ver :p
    beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes tanto do livro como do filme! Está excelente! :D
      Já está marcado... 22 de Fevereiro é noite de fazer directa (ou quase) :P

      Eliminar
  5. Ois,

    Não sou muito de cinema mas tens aqui alguns nomenados que pretendo ver :)

    Abraço e bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes quando os vires... O Insterstellar principalmente acho que irás gostar! :D

      Eliminar
  6. Adoro ver estes posts.. :D
    Do teu top só vi o A Rapariga que Roubava Livros e gostei apesar de não ter adorado..
    Do Maleficent também não adorei porque esperava algo também mais dark.. mas concordo contigo que a Angelina está fantástica..
    Também gostei muito do Horns..
    E a Revolta Parte 1 também está no meu top..
    Os restantes estou muito curiosa com o Gone Girl e o Interstellar.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes do Gone Girl e do Interstellar, estão mesmo fantásticos! :D

      Eliminar
  7. Vi O Hobbit, Interstellar e Hunger Games. Quero muito ver A Rapariga que Roubava Livros e Em Parte Incerta, mas gostava de ler os livros primeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Em Parte Incerta é mesmo fantástico! Aquele twist... lês/vês o filme a pensar que já sabes mais ou menos a história mas de repente troca-te as voltas! :D

      Eliminar

Pesquisar