sexta-feira, 29 de agosto de 2014


Título original: El Tiempo Entre Costuras

Sinopse:

«O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

Opinião:

Sabem aqueles livros que vêm parar a casa através de amigos ou familiares mas que, se de vocês dependesse, muito possivelmente nem pegavam nele porque não parecia interessar? Foi isso que aconteceu com este livro. A capa e o título deram-me uma impressão errada do conteúdo: pensava que iria deparar-me com muito romance... Porém, ao invés disso, encontrei-o em pequenas doses no meio de uma enorme rede de espionagem e ficção histórica, algo que me agradou bastante, visto não ser particularmente fã do género romântico...

Ambientada durante a Guerra Civil espanhola e a Segunda Guerra Mundial, neste livro acompanhamos uma jovem modista espanhola chamada Sira Quiroga que, após uma grande desilusão amorosa, vê-se sozinha e abandonada em Marrocos e onde, para sobreviver, é obrigada a abrir uma oficina de costura. No entanto, a seu devido tempo irá fazer do seu ofício um disfarce para algo maior e que pode pôr a sua vida em risco: tornar-se-á uma espiã, de modo a recolher informações da sua clientela que possam ser úteis à causa.

Indubitavelmente nota-se um claro crescimento da protagonista, passando de ser uma jovem inocente a uma mulher independente, forte e destemida É muito fácil simpatizarmos com ela, apesar de algumas decisões tomadas. Achei também muito original a forma como transmite as informações confidenciais.

Há também espaço para o aparecimento de várias personagens interessantes, algumas das quais existiram de facto. Entre elas encontram-se Juan Luis Beigbeder e Rosalinda Fox, recorrentes ao longo do livro e com um papel imprescindível no enredo.

Por outro lado, o estilo de escrita da autora é muito fluído. Prende o leitor e imerge-o perfeitamente na história. As descrições dos locais, que não se limitam a apenas uma cidade (EDIT: também passa por Madrid e Lisboa), e a forma de falar das personagens são extremamente fiéis à época e ao meio em que se encontram, algo muito bem conseguido e um dos aspectos mais positivos do livro.

Todavia, este é prejudicado pela casualidade de certos acontecimentos. Se bem que não chega a ser previsível, houve uma parte, por exemplo, que pareceu demasiado forçada, reunindo duas personagens aparentemente distantes no mesmo local e na mesma altura.

Dito isto, resta-me agradecer ao Nuno Chaves (do blog Página a Página) por recomendar-mo pessoalmente e avisar que já existe uma adaptação televisiva em mini-série, cujo trailer deixo em baixo, caso estejam interessados.

Classificação: 4/5

14 comentários:

  1. Viva,

    Bem já me aconteceu várias vezes essa situação, ainda bem que foi uma bela surpresa, é caso para dizer temos livro :)

    Passado em Marrocos faço ideia, deve ser bem interessante :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, temos livro :)
      No entanto, o livro não se passa todo em Marrocos, esqueci-me de dizer isso na review :x Também passa por Madrid e Lisboa :)

      Eliminar
  2. Já andava de olho nele e quando soube a tua opinião adicionei-o logo à minha wishlist.
    Entretanto a minha prima fez anos e, como ela gosta de romances históricos, comprei-o para ela como prenda. Depois pretendo pedir-lhe emprestado. Sou uma interesseira :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, a oferta de livros tem sempre dessas coisas :P
      Espero que tanto tu como a tua prima gostem! :D

      Eliminar
  3. Já estive com este livro na mão na biblioteca mas nunca o trouxe pois não sabia muito bem se ia gostar, agora fiquei com vontade de o ler :D

    ResponderEliminar
  4. De facto, a capa não atrai muito... Mas a história parece interessante.

    ResponderEliminar
  5. Em resposta ao teu comentário lá no blog, acho que fazes bem em ver a série, espero que fiques com vontade de ler o livro, como aconteceu comigo :) Não é difícil mas a autora tenta passar o sotaque escocês nas falas de alguns personagens por isso só tens de descodificar algumas palavras diferentes, mas é fácil, percebes pelo contexto. Por exemplo, quando as personagens escocesas querem dizer "you" dizem "ye". Espero que leias o livro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá José! Eis-me finalmente de volta! :D
    Ainda bem que gostaste! o bom destas coisas dos blogues é precisamente a partilha e a troca de ideias e... muitas vezes o seguirmos ás cegas o "conselho" dos outros!
    Tinha a certeza de que irias gostar.
    Já o li (creio que em 2011) e recentemente como sabes vi a adaptação e gostei bastante, creio que gostei mais pois existe um espaço temporal grande entre os dois.
    Agora é só esperar que publiquem por cá o novo romance de Dueñas, para ti será facil... tanto faz leres em PT ou em Es.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, bem-vindo novamente! :D
      É verdade, às vezes mais vale arriscar ;)
      Ainda não vi a adaptação, mas espero vê-la em breve :P
      Também tenho aqui em casa o Misión Olvido, embora talvez espere até o próximo ano para ler...

      Eliminar
  7. :) Foi uma autora que me agradou bastante... aliás a literatura espanhola contemporânea agrada-me em Particular!
    Recomendo-te Ignácio Del Valle, sem reservas.
    Podes começar por "A Arte de matar Dragões" que embora se leia separadamente, pertença a uma trilogia ! Adorei!
    http://nososlivros.wordpress.com/2012/05/01/a-arte-de-matar-dragoes-ignacio-del-valle/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tomei nota! ;)
      Infelizmente tenho deixado muito de parte os autores espanhóis contemporâneos... Tenho de ver se altero isso (e espero que a minha mudança para Madrid altere isso) :D

      Eliminar

Pesquisar