quarta-feira, 9 de julho de 2014


Título original: The Final Empire

Sinopse:

Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais - a Alomancia - que o transforma num "nascido nas brumas", alguém capaz de invocar o poder de todos os metais. Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…

Opinião:

Mais uma vez este é um livro (primeiro de uma série) com muito hype à mistura e amada e aclamada pelos fãs da Fantasia. Quando a Saída de Emergência anunciou que ia ser publicada adicionei-a logo à minha lista de compras, regressando a um género do qual ultimamente me tinha afastado... É caso para dizer que a leitura valeu a pena.

Para começar, a primeira coisa que salta logo à vista e que penso que o diferencia de muitas outras histórias no género é a Alomancia. Numa sociedade dividida em nobres e skaas (semelhantes a escravos), existem indivíduos com a capacidade de utilizar certos metais para fins específicos, na medida em que cada um deles é o combustível para executar certos poderes. Por exemplo, o latão permite acalmar as emoções, mas o zinco faz o contrário. É deveras um sistema bastante interessante, até porque este tipo de magia acaba por torna-la limitada, uma vez que os próprios metais são um recurso limitado.

Por outro lado temos as personagens. Além das várias personagens secundárias (que não deixam de receber suficiente atenção e que são igualmente interessantes), é impossível não sermos cativados pelos nossos protagonistas. Kelsier é a personificação do que um bom líder deve ser, quer nos bons, quer nos maus momentos, e Vin, que começa por ser uma inocente aprendiz, vai evoluindo para uma pessoa determinada e corajosa.

Porém, devo dizer que, para mim, aquilo que não tornou este livro um livro cinco estrelas foi o ritmo na parte intermédia. Com mais de 600 páginas, reconheço que tive alguma dificuldade em avançar na leitura nalgumas partes do meio, dada a falta de acção e o pouco desenvolvimento no argumento. Penso que essa parte podia ter sido condensada de melhor forma. Contudo, tanto o início como o final do livro são bastante fortes.

Não excedeu as expectativas, mas mesmo assim fiquei bastante curioso em saber o que acontecerá a seguir, pelo que é uma série a continuar. Se gostam do género, é um livro que recomendo sem reservas!

Classificação: 4/5

6 comentários:

  1. Estou super ansiosa para ler este livro! Já há muito tempo que o quero ler. Só não gosto muito da capa portuguesa quando comparada com a inglesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro a capa inglesa pela sua simplicidade, embora também goste muito desta :)

      Eliminar
  2. Já o tenho na minha estante, foi uma das minhas prendas de anos hehe estou curiosa em relaçaõ ao livro, mas confesso que estava com algum rceeio que tivesse algumas falhitas que pudessem comprometer a sua leitura. Ainda bem que li a tua opinião, porque assim já vou mais "calma"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi então uma excelente prenda! E parabéns! :D
      Achei que o desenvolvimento na parte intermédia foi muito lento mas também já li opiniões que dizem precisamente o contrário... como tudo, é questão de gostos ;)

      Eliminar
  3. A ideia dos metais parece-me interessante, de facto. É um pouco diferente do que estamos habituados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, normalmente a magia é ilimitada, mas neste caso não :)

      Eliminar

Pesquisar