domingo, 15 de junho de 2014

Não vibro com o futebol. Aliás, nunca o fiz, mesmo quando o meu país de origem ganhou alguns títulos a nível europeu e mundial. Ainda assim, respeito quem o faz desde que também respeitem o meu gosto pessoal, embora, precisamente por estar à margem de tal efeito, mantenha uma certa postura crítica em relação a alguns aspectos, postura essa que já expus neste post há dois anos e da qual já disse o que tinha a dizer.

Contudo, este pensamento que mantenho face à priorização deste desporto foi insuficiente para ficar indiferente à maioria dos comentários com os quais me deparei, nas redes sociais e não só, após a derrota recente da Espanha contra a Holanda pois extravasam completamente o contexto no qual se encontravam a um nível muito mais grave do que um simples gozo face ao resultado.

Mais além de um âmbito desportivo, muitos deles camuflavam um certo ódio ou rancor que, não só não faz justiça ao conceito de desportivismo (conceito que este tipo de campeonatos tende a citar constantemente), quanto mais à ideia de países vizinhos ou de aliados ibéricos. 

É bem sabido que a união faz a força pelo que, tendo vivido em Portugal desde os sete anos, entristece-me profundamente ver que ainda existem pessoas que teimam em ficar presas a factos que há muito ficaram oxidados nas páginas da História para justificar o seu nacionalismo exacerbado. Mais grave ainda é verificar que esses sentimentos tendem a surgir cada vez mais nas faixas etárias mais jovens, o que revela o enraizamento profundo destes sentimentos. No entanto, friso que igualmente condenável será no sentido inverso.

Felizmente (espero eu) este não será o comportamento geral, até porque tenho tido sorte em relação àqueles com os quais me tenho deparado ao longo destes anos e que fazem parte do meu círculo de amigos e conhecidos. Ainda assim, deixo aqui este meu pequeno desabafo para convidar à reflexão daqueles que vivem em qualquer um dos lados da fronteira.

5 comentários:

  1. Olá José,

    Compreendo o teu comentário mas compreendo tambem o que aconteceu, por fenomenos que não consigo compreender o futebol move e mexe com muita coisa, sendo a espanha a campeã do Mundo em titulo e leva cinco da Holanda, acaba por ser comentado, quer queiras quer não, o mesmo vai acontecer agora com Portugal que tem o Cristiano Ronaldo.

    Não sei se te apercebeste que havia algum "racismo" em relação aos jogadores e mesmo Mourinho, quando estes estavam no Real Madrid, comentado pelos jornalistas de lá e não pelos nossos.

    Mas concordo que estando no seculo em que estamos devia haver outro tipo de atitudade, desportivismo :D

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha, agradeço o teu comentário :)

      Sim, não estou a falar sequer dos comentários em relação ao resultado do próprio jogo (isto é, em relação aos jogadores, treinadores, etc...), é mais ao próprio país como um todo, mas também é verdade que esse tipo de comentários em relação aos profissionais da área (sempre e quando saem do âmbito técnico) também não são justificáveis. No entanto não posso deixar de referir a existência de certos casos que também se dão por cá (principalmente em termos de crónicas sociais ou comentários urbanos) em sentido contrário. Infelizmente é um problema, como se costuma dizer, de pescadinha de rabo na boca...

      São comentários que, quer vindos de Espanha ou de Portugal, não se justificam quando essas pessoas defendem o desportivismo e muito menos em pleno século XXI.

      Eliminar
  2. Nacionalismos exacerbados nunca fizeram bem a ninguém, e a verdade é que há comentários que fogem completamente ao que seria considerado como um comentário desportivo. Infelizmente, isso acontece noutros casos e não apenas com derrotas ou vitórias futebolistas.

    Não sei até que ponto esse conceito de "aliados ibéricos" existe, de facto, tanto de um lado da fronteira como do outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou totalmente de acordo, é muito (ou ainda mais) infeliz que isto aconteça também em outros casos e que esse conceito seja difícil de encontrar nos dois lados da fronteira :(

      Eliminar

Pesquisar