sábado, 31 de maio de 2014


Não editado em Portugal.

Sinopse:

Norman Bates loves his Mother. She has been dead for the past twenty years, or so people think. Norman knows better though. He has lived with Mother ever since leaving the hospital in the old house up on the hill above the Bates motel. One night Norman spies on a beautiful woman that checks into the hotel as she undresses. Norman can't help but spy on her. Mother is there though. She is there to protect Norman from his filthy thoughts. She is there to protect him with her butcher knife.

Opinião:

Este é o livro que deu origem a um dos grandes clássicos da Sétima Arte e a um dos melhores trabalhos de Sir Alfred Hitchcock, o "Mestre do Suspense". Diz-se mesmo que o realizador, após ter pago 11 mil dólares na compra dos direitos de adaptação, comprou todos os exemplares disponíveis no mercado para que ninguém soubesse o final! Quer tenham visto ou não o filme, o que é certo é que já deverão ter tido um primeiro contacto com ele, nem que seja através desta arrepiante melodia ou mesmo através da famosa cena a que pertence...

Sendo dos meus clássicos preferidos, conheço bem a história, pelo que parti para a leitura do livro mais por curiosidade do que propriamente para ser surpreendido (o que efectivamente não aconteceu). No entanto, não deixou de ser uma boa leitura.

Ao contrário do que possa parecer ao início, o protagonista acaba por ser, sem sombra de dúvida, Norman Bates. Todos as outras personagens, algumas com um papel mais relevante do que outras, são meros actores que fazem convergir a história, mais ou menos linear, num final psicologicamente surpreendente.

Tenho noção que o que disse é muito, muito pouco, mas é impossível falar muito mais do argumento sem entrar em spoilers. Só posso dizer que, na minha opinião, o filme é extremamente fiel à obra original, embora este acabe por funcionar melhor devido à forma como é aproveitada a componente visual. Aliás, o livro pouco acrescenta, a não ser alguns pormenores do passado de Norman e da mãe. A única diferença que notei foi a sua caracterização física e, mesmo assim, penso que a versão cinematográfica combina melhor com a personagem.

Mais do que o livro, recomendo-vos o filme. Se ainda não viram, quanto menos souberem da história e das personagens melhor. Carreguem directamente no play.

Classificação: 3/5

12 comentários:

  1. Só conhecia a melodia xD sou uma desgraça ahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ver o filme :P E o original, não o remake xD

      Eliminar
  2. Vou ser sincera, nem sabia que o filme era baseado num livro. Gosto bastante do filme (aliás, em geral gosto bastante do trabalho de Hitchcock), mas não sei se conseguiria ler o livro, ainda para mais quando dizes que ele não acrescenta muito ao que já conhecemos do filme.

    Lol o remake deixa muito a desejar, verdade seja dita xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto não vale a pena ler o livro quando existe esse excelente filme, quanto mais servirá só para matar a curiosidade.
      De Hitchcock ainda só vi este e Os Pássaros e gostei muito de ambos. Pretendo continuar a conhecer os seus trabalhos. Já o remake, confesso que não o vi, mas pelas críticas também não tenho intenções de fazê-lo xD

      Eliminar
  3. Estou como a Cata, também só conhecia a melodia >.< Mas fiquei curiosa em relação ao filme!
    E achei interessante isso do realizador ter comprado todos os exemplares disponíveis no mercado para que ninguém soubesse o final haha xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melodia é relaxante, não é? xD O filme é, para a época que foi feito, muito bom por causa do final :P
      É verdade, queria mesmo guardar segredo... A própria estreia do filme teve regras muito rígidas, do género "ninguém entra na sala após o início do filme" xD Lá está, para a época em que foi feito, ninguém estava à espera desse argumento...

      Eliminar
  4. Viva José,

    Não conheço nada mas fica a sugestão, sem duvida que Sir Alfred Hitchcock é o mestre o suspense (as tantas até já vi à muito o filme :D )

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Por acaso nunca vi o filme.. e até tenho curiosidade..
    A ver se o vejo num dia destes.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Vi e o filme (original) e também gostei bastante. Tinha curiosidade em ler o livro, mas se calhar deixo para outra altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que este é um caso em que o livro vale a pena ser lido apenas se se tiver muita curiosidade, uma vez que pouco acrescenta ao filme ;)

      Eliminar

Pesquisar