domingo, 23 de março de 2014


Título original: City of Bones

Sinopse:

No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota...

Opinião:

Cassandra Clare é, actualmente, uma das autoras de maior sucesso no género da fantasia urbana e paranormal, tanto pela série Mortal Instruments (iniciada com este livro) como pela respectiva série paralela, Infernal Devices. Ambas são séries com boas classificações no Goodreads e muito acarinhadas por grande parte dos canais e blogs literários. No entanto, receando a presença de uma grande dose de romance paranormal, que não é de todo algo que me interesse, fui afastando-a dos meus objectivos. Com a estreia do filme, a minha curiosidade aumentou e, apesar de só ter visto o trailer, reparei que aparentava ter mais acção do que pensava, pelo que pela altura do Natal adquiri A Cidade dos Ossos. Pouco mais de dois meses depois, parti finalmente para a sua leitura e posso dizer que os meus receios foram desmentidos.

Apesar de possuir uma escrita direccionada para um público young-adult, o mundo construído é totalmente imergente e repleto de criaturas fantásticas como lobisomens e vampiros numa vertente mais urbana. O ritmo da história é frenético e os combates, muito frequentes, estão muito bem descritos, sem ser difícil em momento algum seguir as acções de cada personagem envolvida ou a forma como utilizam o meio em seu proveito. Também há algum espaço para o romance, mas nas medidas certas.

No entanto, o livro peca por dois aspectos: por um lado, apesar de todas as personagens serem fortes, algumas têm um carácter que me dificultou que simpatizasse sempre com elas, nomeadamente Jace, uma das principais. Alguns dos seus comentários em relação a Clary e, sobretudo, a Simon fizeram-me revirar os olhos... Clary também teve os seus momentos menos bons, mas não foram assim tantos.

O segundo aspecto negativo é o facto do primeiro dos dois grandes plot twists que constituem o livro não ter sido realmente, para mim, uma surpresa. Desde muito cedo que tive essa teoria - de facto, assim que li um dos diálogos ainda muito no início -, teoria essa que foi tomando força à medida que a história prosseguia. O seguinte foi, contudo, inesperado, embora note uma certa semelhança com uma certa saga. Ambos irão condicionar, indubitavelmente, o rumo dos restantes livros, principalmente no que diz respeito à resolução do triângulo amoroso.

Apesar de tudo, esta foi uma leitura viciante. Excedeu muito as minhas expectativas e estou muito curioso em saber o que acontecerá a seguir.

Classificação: 4/5

17 comentários:

  1. (Não percebo a troca de capas nas edições portuguesas --')
    Concordo completamente com tudo o que disseste. Adorei o mundo criado, com todas as criaturas e o ritmo do livro é realmente frenético, mas também não simpatizei muito, principalmente, com a Clary :P
    Já li o City of Ashes e o City of Glass e penso que os livros melhoram :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também reparei na troca de capas, mas não foi só em Portugal. Aconteceu a mesma coisa com as edições em espanhol :/
      Fico feliz em saber que os livros melhoram, dá ainda mais vontade de ler :P

      Eliminar
  2. Li-o há uns meses e também lhe peguei porque todo o hype á sua volta acabou por despertar o meu interesse. Não fiquei particularmente fascinada, mas gostaria de dar uma mirada na trilogia Infernal Devices.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também planeio ler essa trilogia, mas só depois de terminar com o Mortal Instruments :)

      Eliminar
  3. Comecei a ler este livro, mas não me cativou! :(
    Será que devo tentar de novo?

    Boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim cativou-me desde o início... Já que o tens, aconselho a dares uma nova oportunidade. Se não gostares, pelo menos já tens a certeza. Caso contrário, é mais uma série a seguir :)

      Eliminar
  4. Viva,

    Nunca li, mas realmente tenho lido bons comentários aos seus livros e sendo o inicio de uma saga, por norma tem tendência a melhorar, assim o espero claro.

    A ver se consigo comprar em alguma promoção ou assim que estou proibido pelos médicos de me meter em muitas mais sagas :D

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh, por acaso neste momento estou com poucas sagas portanto o médico deu autorização xD

      Eliminar
  5. Olá José:)

    Eu adorei esta leitura. Acho que o mundo que Cassandra Clare construiu é extraordinário. Todo aquele conceito de eles viverem a paredes meias com os meros humanos é brutal. Compreendo perfeitamente quando dizes que alguns momentos te fizeram revirar os olhos, a mim também. Mas mesmo assim não acho que seja dos piores nesse aspecto dentro dos Young/adult.
    Quanto ao spoiler final prepara-te que isso ainda vai dar muito que falar. Os livros seguintes melhoram bastante.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, ainda bem que dizes isso :D Estou a ver que estive a perder algo de muito bom sem razão... Mais vale tarde que nunca xD

      Eliminar
  6. Concordo com tudo o que disseste.. o mundo criado e a escrita são maravilhosos.. apesar de ter claro algumas falhas.. O terceiro livro até agora é o meu favorito..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Eu devo andar noutro mundo, não conhecia essa série, nem que ia estrear um filme baseado no livro... Não é um estilo que faça muito o meu género, mas posso tentar, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme estreou no ano passado mas, apesar de ainda não o ter visto, já me disseram que também contém spoilers dos livros seguintes :S

      Eliminar
  8. Antes de mais, adoro a música de fundo!

    Gostei muito da crítica. Concordo com a tua opinião em relação ao Jace, algumas falas soaram-me um pouco forçadas para dar a entender a sua onda de "bad boy" e em relação à Clary também, ela é um pouco "chatinha" às vezes. Mas as coisas melhoram à medida que continuas a série. Eu gostei muito do terceiro livro e estou mortinha por ler os últimos dois da saga.
    Tenho também muita curiosidade em relação à série "Peças Infernais", só ouço coisas maravilhosas em relação ao terceiro livro (Princesa Mecânica).
    O filme para mim foi uma decepção! Não gostei nada principalmente do fim que me deu um spoiler para os restantes livros, na altura ainda não tinha lido a continuação...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :D
      Já li o segundo e não gostei tanto, mas espero ler o terceiro em breve e gostar mais.
      Também estou muito curioso em relação à série Peças Infernais, devo ler quando terminar esta.
      Já tinha ouvido falar que o filme continha spoilers dos três primeiros livros pelo que ainda não o vi, mas também já ouvi dizer que está muito mau...

      Eliminar
    2. Acho que o segundo foi o que eu menos gostei, é mais a ligação para o fim do problema...
      Pois eu não sabia que tinha spoilers... mas não gostei mesmo nada nada do filme! x) Mesmo se não tivesse lido os livros, acho que continuaria a não gostar.

      Eliminar

Pesquisar