quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014


Não editado em Portugal.

Opinião:

O título deste segundo volume da trilogia Chaos Walking, iniciada com The Knife of Never Letting Go, assenta de maneira perfeita ao seu conteúdo: não só está relacionado de forma literal com o argumento, como é uma metáfora  para os sentimentos que trespassam as suas personagens e os seus leitores. Este é um livro que assenta fundamentalmente na dúvida, na capacidade de saber distinguir o que é verdade do que é falso por trás das aparências.

Ao contrário do primeiro volume, esta sequela tem menos acção no sentido em que não é tanto uma road trip, sendo, no entanto, mais interessante uma vez que a história passa a ser narrada sob o ponto de vista de duas personagens em situações distintas, situações essas que contribuem notoriamente para o seu crescimento. Todd está, aliás, longe de ser perfeito: como acontece a qualquer ser humano, nem sempre toma as decisões mais acertadas e chega a ser um tanto influenciável. A própria escrita dos POVs difere consoante a caracterização das respectivas personagens.

Todavia, não é só no nosso protagonista que isto se verifica: a evolução de outras personagens secundárias consegue verdadeiramente surpreender o leitor. Acreditem quando digo que conseguirão sentir uma certa empatia por uma dada personagem que ao início poderia parecer impossível...

À semelhança do anterior, o segundo volume termina novamente em cliffhanger e, desta vez, as suas dimensões são mais amplas.

Concluindo, gostei de The Knife of Never Letting Gomas The Ask and the Answer foi ainda melhor! Mal posso esperar por pegar em Monsters of Men, o volume que conclui esta trilogia... Uma coisa é certa: o potencial de vir a tornar-se uma das minhas favoritas aumenta a olhos vistos. Se gostam de distopias e ainda não começaram a lê-la, do que é que estão à espera?

Classificação: 5/5

14 comentários:

  1. Não conhecia esta série mas já tomei nota.
    Não me tentes José, estou a tentar não comprar livros até Abril.

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh xD
      Pelo menos não vai ser tão fácil ceder à tentação: pelo que sei não se encontra à venda em Portugal mesmo na sua versão original (comprei a trilogia em Londres) :P

      Eliminar
  2. Também já tomei nota ;) Também tenho na listinha A monster calls (cortesia do little house of books que me tenta constantemente), mas estou tentada a estrear-me com o More than This. Já ouviste falar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi sim... Ambos estão na minha wishlist :P

      Eliminar
    2. leituras conjuntas? ^^ *bolas que demoro a responder o.O 4 freaking days)

      Eliminar
    3. Eheh, mais vale tarde que nunca xD
      Por mim pode ser :D Tenho é que comprar antes o livro, mas isso é capaz de demorar alguns meses :/

      Eliminar
    4. (eu esqueço-me de vir ver se respondeste -.-'' desnaturada)

      Eliminar
    5. Oh, obrigado, mas este é daqueles que quero mesmo ter em formato físico (se ler em ebook depois sinto que é mais difícil comprá-lo) :P

      Eliminar
  3. Viva,

    Ainda bem que não está editado por cá lol, assim não cedo a tentações :D

    Bom comentário e fiquei curiso, espero que mantenha a qualidade nos livros seguintes ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela classificação do Goodreads, parece que a qualidade mantém-se :D

      Eliminar
  4. Vou ficar à espera que seja editado por cá :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais tarde ou mais cedo deverá ser editado por cá uma vez que tem tido muito sucesso lá fora :)

      Eliminar

Pesquisar