sábado, 8 de fevereiro de 2014


Título original: Horns

Sinopse:

Ignatius Perrish passou a noite embriagado e a fazer coisas terríveis.
Na manhã seguinte acordou com uma ressaca tremenda, uma dor de cabeça violenta... e um par de cornos a sair-lhe das têmporas. No início Ig pensou que os cornos eram uma alucinação, fruto de uma mente danificada pela fúria e pelo desgosto. Passara um ano inteiro num purgatório solitário e privado depois da morte da sua amada, Merrin Williams, violada e assassinada em circunstâncias inexplicáveis. Um colapso mental teria sido a coisa mais natural do mundo. Mas nada havia de natural nos cornos, que eram bem reais.
Em tempos, o íntegro Ig usufruíra da vida dos bem-aventurados: nascido numa família privilegiada, segundo filho de um músico de renome e o irmão mais novo de uma estrela televisiva em ascensão, Ig tinha estabilidade, dinheiro e um lugar na comunidade. Ele tinha tudo isto e ainda mais: Merrin e um amor assente em fantasias partilhadas, audácia e a improvável magia do Verão.
Mas a morte de Merrin destruiu tudo. O único suspeito do crime, Ig nunca foi acusado ou julgado. Mas também nunca foi ilibado. No tribunal da opinião pública de Gideon, New Hampshire, Ig é e será sempre culpado. Nada que ele possa dizer ou fazer importa. Todos o abandonaram e parece que o próprio Deus também. Todos com excepção do demónio que está dentro de si...
E, agora, Ig está possuído por um poder novo e terrível que condiz com o seu novo look assustador - um talento macabro que tenciona usar para descobrir o monstro que matou Merrin e que destruiu a sua vida. Ser bom e rezar para que tudo corresse bem não o levou a lado nenhum. Chegou a altura de pôr em prática uma pequena vingança... chegou a altura de o Diabo clamar o que lhe é devido...

Opinião:

Joe Hill, pseudónimo de Joseph Hillstrom King, é filho do aclamado autor Stephen King... e nota-se, bastante até. O estilo de escrita é muito semelhante ao do pai e nota-se, ao longo de toda a narrativa, a sua influência, tais os elementos mais ou menos macabros que vão compondo a história.

Este livro superou de facto as minhas expectativas. Ao contrário do que a sinopse pode levar a pensar, o foco da história não consiste em identificar o verdadeiro culpado da morte de Merrin Williams (a sua identidade, aliás, é revelada ainda antes de chegar à metade do livro) mas sim as circunstâncias em que esta ocorreu e a posterior concretização do desejo de vingança.

As personagens são mais complexas do que aparentam à simples vista, existindo um claro contraste que diferencia o que elas eram e o que actualmente são devido aos acontecimentos. Alguns detalhes, que inicialmente mostram-se como parte da caracterização, não são deixados ao acaso e existe uma personagem em particular que se destaca por estar sujeita, ao longo do livro, aos mais distintos graus de simpatia por parte do leitor, ora ocupando um extremo, ora o contrário.
Por outro lado, nota-se uma evolução do protagonista à medida em que os cornos vão exercendo efeito. Fiquei realmente satisfeito com a forma como o autor lidou com o final, recorrendo a certos componentes que encaixam com o tom do livro.

Em suma, Cornos é um livro que recomendo. Stephen King estará, de certeza, orgulhoso.

Classificação: 5/5

14 comentários:

  1. Estou a ver que é daqueles livros que vou ter de juntar á minha wishlist ;)

    ResponderEliminar
  2. Uhhh mais um para wish! Mas primeiro quero estrear-me com o pai (ok, isto soou um pouco estranho >.< )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma pérola para a caixa xD Mas prontos, tu és porreiro e percebes o que quero dizer lol

      Eliminar
  3. Viva,

    Embora não tenha tido sorte com os livros que li do Pai, penso que este livro me devia agradar ;)

    *Por outro lado, nota-se uma evolução do protagonista à medida em que os cornos vão exercendo efeito. *

    Então ? agora fiquei ainda mais curioso :D


    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais são os que já leste do Stephen King? Ainda não li muitos dele, mas houve um ou dois dos quais não gostei muito...

      Eliminar
    2. A Luz e um que não sei bem o nome Desesperition, não é bem este o nome, mas tenho Insónia para ler e um de contos, ainda lá vou ;)

      Eliminar
    3. Não li nenhum desses, mas quero muito ler A Luz (The Shining) *.*

      Eliminar
  4. Tal como a Cata, primeiro quero ler um dos livros do pai (xD), mas fiquei curiosa :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stephen King tem um estilo muito próprio... recomendo! :)

      Eliminar
  5. Parece ter o seu interesse, pode ser que pegue nele um dia :)

    ResponderEliminar
  6. Este é um excelente livro, mas existe um outro dele que ainda é melhor: "A Caixa em forma de coração", vai delirar com ele!

    http://www.wook.pt/ficha/a-caixa-em-forma-de-coracao/a/id/200480

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia... Vai já para a wishlist! Obrigado! :D

      Eliminar

Pesquisar