sábado, 15 de fevereiro de 2014


Título original: The Mist of Avalon

Sinopse do 1ºvolume, A Senhora da Magia:

O clássico As Brumas de Avalon regressa ao mercado português para dar a conhecer a uma nova geração esta história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.

Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança que salvará as Ilhas. Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera…

Opinião:

Publicada em 1983 e relançada há um par de anos pela Saída de Emergência, As Brumas de Avalon, dividida em quatro volumes, é considerada por muitos uma das séries de renome no género da literatura arturiana e da fantasia.

Ao longo de várias gerações assistimos ao desenvolvimento de uma batalha entre religiões na Bretanha, numa intriga em que a fé na Deusa tenta sobreviver aos avanços da fé cristã recorrendo a um leque interessante de personagens que se vão relacionando entre si de formas mais ou menos complexas, com paixões, traições e lealdades postas à prova.

Muito bem escrita, a história é contada principalmente segundo as perspectivas de Morgaine e Gwenhwyfar, ambas com personalidades em simultâneo semelhantes e diferentes: se por um lado as motivações divergem em sentidos opostos (uma sendo devota a Cristo e outra à Deusa), por outro ambas acabam por ser expostas a situações que exigem sacrifícios e decisões difíceis que nem sempre serão as mais acertadas do ponto de vista moral. A moralidade é, aliás, algo que está subjacente ao longo dos livros: olhará alguém aos meios para atingir os fins em que acreditam piamente?

Não considero, no entanto, que sejam livros excepcionais, sem falhas, aos quais seja impossível não atribuir a pontuação máxima: não foi até o terceiro volume que me conseguiu cativar totalmente e, mesmo assim, o desfecho da história, apesar de satisfatório do ponto de vista argumental, pareceu-me demasiado apressado em relação ao ritmo da restante narrativa.

Dito isto, não posso afirmar que a tetralogia dAs Brumas de Avalon superou as minhas expectativas: apenas que valeu a pena ser lida.

Classificação: 4/5

20 comentários:

  1. Viva,

    Já li à uns anitos atrás e na altura marcou-me, alias ajudou-me a criar habitos de leitura que só mais tarde acabei por adquirir, lol

    Penso que é mais uma visão sobre o mito de Artur, tens muita coisa escrita sobre o mesmo, ainda recentemente li A Trilogia dos Senhores da Guerra do bernard Cornwell (curiosamente tambem reeditados pela SDE) e que considero superior sem duvida ;)

    O final até foi interessante, mas recordo-me que um dos livros não foi tão bom como os outros, deve ser esse tal volume 3 ;)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que experimentar Bernard Cornwell, a ver se surge a oportunidade... O interesse no tema do Rei Artur já cá está, eheh :P

      Eliminar
  2. lol

    E começas logo bem, o problema é que começa a ser muita história identica, mas é um escritor excelente sem duvida.

    Para mim é a par do Ciclo Pendragon de S. Lawhead o melhor que li sobre Artur ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá José:)
    Eu também estou a ler esta saga. Acabei há pouco tempo o primeiro volume. E apesar de o considerar uma excelente leitura esperava algo mais.
    Conheço muito bem o mito arturiano e como ouvia maravilhas sobre esta saga cria muitas expectativas. Talvez esteja aí o problema.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que continues a gostar dos próximos volumes. Ficarei a aguardar a tua opinião sobre o resto da saga :)
      Quero é ler mais sobre o tema, entre tantas outras leituras :P

      Eliminar
  4. É uma série que me desperta uma certa curiosidade.
    Apesar de o género fantástico não ser o meu género de eleição acho que um dia vou ter que dar uma oportunidade a esta série..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente tenho deixado o género fantástico de parte, mas esta série é uma que veio remediar isso :)

      Eliminar
  5. Tenho alguma curiosidade em relação a esta saga mas, verdade seja dita, também tneho algum receio de não achar piada à coisa e de não ter paciência para ler tudo até ao fim. Gostei da tua opinião, especialmente por me ter parecido mais comedida que outras que tenho visto, em que, tendencialmente, dizem que esta saga é fantástica e perfeita.

    Boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade levei quase um ano a ler o 3º volume uma vez que não me sentia motivado para a sua leitura... a maratona é que me fez pegar nele por causa do desafio da capa verde xD Mas valeu a pena...

      Eliminar
    2. Lol é precisamente isso que eu tenho receio que aocnteça. Não gosto de deixar um livro penduradi durante demasiado tempo. Não sei, acho que vou pensar na coisa ...

      Eliminar
    3. Agora que reli o meu comentário anterior, reparei que pode dar a ideia de que já tinha começado a leitura há um ano, mas não... O que queria dizer é que levei quase um ano A COMEÇAR a ler o 3ºvolume, depois de terminar o segundo xD

      Eliminar
  6. Li "as Brumas de Avalon" creio que há cerca de 20 anos e acredito ser esse o motivo pelo qual este livro me marcou profundamente.
    Nessa altura existiam menos de metade dos livros que hoje são publicados, dentro deste género. (talvez essa seja a explicação) nisso a SDE está de parabéns, pois veio preencher uma lacuna, quase inexistente.
    As Brumas foram na altura uma lufada de ar fresco e uma forma muito diferente de contar uma história já batida.
    Foi uma série que marcou muito na altura.Mas sem dúvida as expectativas demasiado altas podem prejudicar muito a leitura. É quase sempre assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tenho que concordar contigo: a SDE tem feito um trabalho fantástico nesse aspecto.
      Acredito que o momento da leitura é capaz de influenciar muito o quanto gostamos ou não de uma obra :)

      Eliminar
  7. Olá:D
    Tens uma TAG no blogue à tua espera!
    Tenho a impressão que já sei uma das tuas respostas. Harry Potter?

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Vi agora mesmo a tag no tablet e vim para o PC para comentar...
      Como é que soubeste qual ia ser a minha primeira resposta? Isto é feitiçaria, de certeza xD

      Eliminar
  8. Eu também li há imenso tempo e adorei.
    Por vezes também temos que avaliar à luz da época em que foram publicados. Mas isso é para os velhotes. lol
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que não tenha gostado, mas não adorei :P
      Mas não duvido que na época em que foi publicado tenha merecido o mérito :)

      Eliminar
  9. Conheço imensas pessoas que já leram ou que andam a ler, por acaso eu nunca tive muito interesse... Embora goste bastante do tema do Rei Artur.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível que existam outros livros melhores dentro desse tema :)

      Eliminar
  10. Que coisa... eu não tinha tido essa impressão de final apressado, mas agora que li o teu comentário, começo a achar que você talvez tenha razão... 

    ResponderEliminar

Pesquisar