terça-feira, 11 de fevereiro de 2014


Título original: Brave New World

Sinopse:

Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo tornar-se-ia um dos mais extraordinários sucessos literários europeus das décadas seguintes. O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas seriam condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes. Tal sociedade dividir-se-ia em castas e desconheceria os conceitos de família e de moral. Contudo, esse mundo quase irrespirável não deixa de gerar os seus anticorpos.
Bernard Marx, o protagonista, sente-se descontente com ele, em parte por ser fisicamente diferente dos restantes membros da sua casta. Então, numa espécie de reserva histórica em que algumas pessoas continuam a viver de acordo com valores e regras do passado, Bernard encontra um jovem que irá apresentar à sociedade asséptica do seu tempo, como um exemplo de outra forma de ser e de viver. Sem imaginar sequer os problemas e os conflitos que essa sua decisão provocará.
Admirável Mundo Novo é um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia de uma falsa noção de progresso.

Opinião:

A par com 1984, Admirável Mundo Novo faz parte do panteão do género distópico. No entanto, ao contrário do que aconteceu com a obra de George Orwell, esta não me conseguiu envolver.
Se por um lado reconheço o mérito pelo retrato dessa sociedade biologicamente manipulada e baseada numa interpretação diferente do conceito de felicidade, avançada tecnologicamente mas psicologicamente afectada, sem valores culturais e morais e cientificamente desinteressada, por outro a execução foi desde o início um forte entrave, quer pela escrita (desconheço se por culpa do próprio autor ou se devido à tradução da minha edição do livro, que não é a mesma da imagem), quer pelo argumento e personagens.
Ficou muito aquém das expectativas, mas não deixa de ser uma obra que cada um deve tentar ler para retirar as suas próprias conclusões.

Classificação: 3/5

17 comentários:

  1. Díficil lectura sín duda. Huxley siempre se caracterizó por un discurso muy personal. Su gusto por experimentar y estudiar la raza humana era un interes que se refleja en casi todos sus trabajos. Desde el análisís de grandes personajes históricos muchos relacionados con el arte hasta involucrarse personalmente en la busqueda de percepciones más allá de lo establecido.Siempre con un escrita muy erudita e inteligente.

    Muy interesante leer tus hábiles resumenes José.
    Besos.

    ResponderEliminar
  2. Viva José.

    Não faz de todo o meu genero as dispotpias, e li várias, reconheço qualidade isso sem duvida mas não é de todo a minha praia e com esta opinião esta devo evitar de a ler sem duvida ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Mesmo assim considero que tanto esta como a de 1984 diferem muito das distopias actuais... No entanto, cada um tem os seus gostos, pelo que cada um deve ler o que preferir para que a leitura seja uma actividade que dê prazer e não o contrário :)

      Eliminar
  3. Comprei recentemente este livro porque adorei o 1984..
    Vamos a ver o que vou achar..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das pessoas gostou bastante, portanto estou em minoria :P
      Espero que gostes mais do que eu :)

      Eliminar
  4. Adorei 1984 e gostei muito deste, muito mesmo.

    Descobri o seu espaço, muito simpático.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Espero gostar mais que tu x) Já o tenho cá em casa e estou muito curiosa ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá :)

    é pena que não tenhas gostado muito.Já o li há bastante tempo e gostei bastante. Acho que até foi das primeiras distopias que li ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez fosse das expectativas que tinha criado ou pela altura em que o li... Pelo menos já reduzi a minha TBR :P

      Eliminar
  7. Gostei bastante deste livro. No entanto, tal como disse na minha opinião no blog, não consegui criar empatia com nenhuma das personagens, por isso reconheço perfeitamente a tua dificuldade em sentires envolvimento com a estória. Não é uma leitura muito fácil, de todo. Aliás, entre este e "1984", penso que escolheria o "1984", sem dúvida alguma ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À sua maneira, tanto este como o 1984 têm o seu devido mérito, mas, como livro de ficção, penso que o de Orwell se encontra melhor desenvolvido...

      Eliminar
  8. Ora aqui está um livro, que eu ouvi falar muitas vezes, mas nunca li e fazer crer a tua opinião, não dá muita vontade de o ler, realmente. Mas não há nada como experimentar não é verdade?
    No entanto, pelo que me pude aperceber (se é que li bem) o conceito criado, não difere muito daquilo em que o ser humano se tornou?
    Deste ponto de vista, dá alguma curiosidade em tirar a teima e fazer a comparação.
    Talvez o leia.
    Gostei do ponto de vista e sobretudo, porque assenta numa explicação lógica e justificada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como referi na última linha, acho mesmo que este é daqueles livros sobre o qual cada um deve retirar as suas conclusões :)
      Na minha opinião o ser humano (ainda) não é exactamente como retratado no livro, mas pode significar uma metafóra para a direcção em que caminha...

      Eliminar
  9. Ando para ler esse livro há imenso tempo e ainda não peguei nele... Pode ser que seja este ano! Espero gostar do livro, e que para mim seja um bocadinho mais do que o teu 3 :P Vamos ver...

    ResponderEliminar

Pesquisar