quarta-feira, 1 de janeiro de 2014


Antes de mais nada, espero que tenham tido uma boa passagem de ano e que 2014 seja um ano repleto de momentos positivos!

Terminado 2013, chegou a altura de registar os resultados do Desafio Literário que me tinha proposto a mim mesmo no início do ano. Consegui cumpri-los todos!

  • Não só ultrapassei o mínimo de leituras que inicialmente me tinha proposto (35), como ainda cheguei a esse número a meio do ano, pelo que aumentei a fasquia para 45 livros. Mesmo assim, consegui ler ainda mais, com um total de 60 leituras, o que torna 2013 o ano em que mais li!
  • Li, não quatro, mas cinco clássicos! Foram eles "Nossa Senhora de Paris" (Victor Hugo), "A Quinta dos Animais" (George Orwell), "Frankenstein" (Mary Shelley), "A Dama das Camélias" (Alexandre Dumas) e "Um Conto de Natal" (Charles Dickens). Ainda li o primeiro terço d"A Divina Comédia" de Dante, correspondente ao Inferno.
  • How many book did I read in English? Well, não foram só dois como me tinha proposto, mas sete: "The Cuckoo's Calling" ("Quando o Cuco Chama", de Robert Galbraith, aka J.K.Rowling), quatro dos cinco livros do Percy Jackson, do Rick Riordan (todos, excepto o segundo, que li em espanhol), "The Ocean at the End of the Lane" (Neil Gaiman) e "James Potter and the Vault of Destinies" (G.Norman Lippert).
  • Li 3 livros de José Saramago: "A Caverna", "O Conto da Ilha Desconhecida" e, aquele de que mais gostei, "Ensaio Sobre a Lucidez".
  • A minha estreia com Gabriel Garcia Marquéz deu-se com "Crónica de uma Morte Anunciada".
  • Já o livro de Mia Couto que li este ano foi "Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra".
  • Com todo o gosto reli os quatro últimos volumes da saga Harry Potter, cuja releitura já tinha iniciado em 2012.
  • Já posso dizer que li "O Senhor dos Anéis"! Se bem que reconheço o grande contributo de Tolkien para o género da fantasia, o seu estilo de escrita não é a minha praia... E acho que gosto mais dos filmes (por favor, não me matem!)...
  • Por fim, o desafio mais difícil: comprar, no máximo, 30 livros. Ora, ainda bem que chegou o Natal! Comprei exactamente esse número até o fim de Novembro e em Dezembro os livros que adicionei às minhas estantes foram todos prendas!

2 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns :D Concordo com O Senhor dos Anéis, apesar de só ter lido o primeiro e querer ler os outros, É muito mais complexo do que esperava e o primeiro tinha partes secantes :/

    ResponderEliminar
  2. Foi um ano muito bom a nível de leituras, estou a ver! Espero que 2014 também seja tão completo :)

    ResponderEliminar

Pesquisar