sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


Título original: Life of Pi

Sinopse:

Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na Índia, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família emigra para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se e Pi vê-se na imensidão do Pacífico, a bordo de um salva-vidas, acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala.
Já considerado uma das mais extraordinárias criações literárias da última década, A Vida de Pi é um livro mágico, onde o real e absurdo se misturam numa história intemporal.

Opinião:

Pouco depois de ter visto o filme, que, segundo ouvi dizer, fora algo que antes se pensara impossível de realizar, comprei o livro. No entanto, só agora, um ano depois, decidi partir para a sua leitura e, embora já conhecesse a história, considero que foi uma mais valia.

Digo isto porque, além da clara mensagem que pretende transmitir em relação ao papel da  religião, fez-me reflectir em alguns aspectos relativos à interacção entre o ser humano e o resto dos animais que tomava como incontornáveis, nomeadamente no que diz respeito aos jardins zoológicos. Por exemplo, será realmente positivo o acto de libertar na natureza um animal que foi criado junto a seres humanos?

Como é óbvio, o livro lida também com o instinto de sobrevivência e até que ponto isso pode chegar a moldar-nos, de uma maneira às vezes um tanto explícita até. Considero também que o único ponto menos bom com o qual me deparei é que, por vezes, a leitura da segunda parte tornou-se algo morosa.

Quanto à religião, embora não me tenha identificado pessoalmente com Pi, consigo verdadeiramente compreender - e aceitar de certa forma - a sua maneira de pensar. A Vida de Pi podia ter sido somente um livro a retratar a relação entre um rapaz e um tigre, mas Yann Martel foi mais além, dotando-o de uma mensagem espiritual à qual, crentes ou não, penso que os leitores não ficarão indiferentes.

Classificação: 4/5

11 comentários:

  1. Viva,

    Já tinha lido comentários positivos em relação ao livro e aqui está mais um a confirmar que é um livro que vale a pena ler.

    Acredito que até acabe por ter momentos comoventes :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Para ser sincero, momentos comoventes não há assim muitos :P
      O filme não fica muito atrás. Se tiveres oportunidade para ver, não duvides :)

      Eliminar
  2. Olá :)

    Por acaso este é daqueles livros que muita gente elogia e que diz que é excelente, especialmente pela mensagem que está inerente, mas que nunca me despertou grande interesse. Talvez um dia me decida a ver o filme e, se gostar, ler então o livro.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por acaso, agora que penso nisso, acho que este é um daqueles casos em que é preferível ver o filme antes de ler o livro :)

      Eliminar
  3. Me gustó mucho la película, por el mennsaje como bién dices y por la maravillosa fotografía. Creo que es una de esas películas que se recuerdan a pesar de los años.
    Buén comentario José, tus resumenes son muy interesantes.
    Besos.

    ResponderEliminar
  4. Estive anos à espera para ler este livro, sempre com críticas demolidoras (no bom sentido)
    Quando finalmente o li... não vou dizer que não gostei, mas de facto não me encheu as medidas. Houve alturas em que se arrastou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vindo! ;)

      Concordo contigo em que houve alturas em que se arrastou. Notei isso na segunda parte, tal como menciono na minha opinião (daí a minha classificação não ser logo as 5 estrelas). De qualquer forma, aconselho-te a veres também o filme :)

      Eliminar
  5. Olá José, vi o filme o ano passado, embora em DVD, creio que se tivesse sido no cinema, talvez o impacto dos efeitos especiais, tivesse sido maior.
    Um bom filme sem dúvida

    ResponderEliminar
  6. Li este livro no ano passado e só depois é que vi o filme. Tinha expetativas mais elevadas, contudo, também acabei por dar 4 estrelas devido à revelação final! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa revelação, a mensagem que passa, dá maior valor ao livro. Como já tinha visto o filme, a leitura já estava sob outra perspectiva :)

      Eliminar
  7. Não sei se começo por ler o livro ou por ver o filme... Mas um dia irei fazer essas duas coisas :)

    ResponderEliminar

Pesquisar