sábado, 25 de janeiro de 2014


Título original: The Invention of Hugo Cabret

Sinopse:

Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa - tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia - com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.

Opinião:

Este é mais um caso em que a leitura do livro surgiu só depois de ver o filme, filme esse que ficou muito aquém das expectativas que tinha criado, dado o visual e o realizador. Esse foi talvez o motivo pelo qual o livro não veio parar às minhas mãos... até há algumas semanas.
Louvada seja a hora em que me aproximei do stand das promoções na Fnac! Junto a elas encontrava-se a caixa de coleccionador a um preço reduzido de 15 euros (relativamente aos 44 euros que custava anteriormente), que incluía o DVD, cinco postais, um marcador e, claro, o livro. Não fui capaz de resistir.

A Invenção de Hugo Cabret é uma verdadeira obra de arte, entrelaçando as palavras com belíssimas imagens desenhadas à mão pelo próprio autor. É quase como se tratasse de um storyboard, tal a forma como o leitor se deixa submergir entre tais gravuras, entre os seus detalhes.
O argumento é bastante simples, mas isso é precisamente o que um trabalho como este exige, algo que é capaz de mexer com a criança que cada um tem no seu interior.

Classificação: 5/5


14 comentários:

  1. OMG babaaa *o* Já te disse que quero o livro? Será que o vendem na FLL na hora H? *_*

    Adorei a review, especialmente "A Invenção de Hugo Cabret é uma verdadeira obra de arte, entrelaçando as palavras com belíssimas imagens desenhadas à mão pelo próprio autor. (...)
    O argumento é bastante simples, mas isso é precisamente o que um trabalho como este exige, algo que é capaz de mexer com a criança que cada um tem no seu interior." A minha criança interior começou a dar pulinhos só por isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se estará na hora H, mas se o encontrares aproveita! :P Para mim foi um verdadeiro achado (e estive quase a não ceder à tentação xD)!

      Eliminar
    2. Não vou à FLL mas vou pedir para ver se o encontram por mim :D

      Eliminar
  2. Viva,

    Bem não posso ficar indiferente a este comentário a ver se é uma das minhas aquisições da feira do livro, vamos ver :)

    Abraço e boas leituras e folgo em ver que estás a ler livros que te estão a agradar mais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este livro calhou mesmo numa boa altura ;) Oxalá a partir de agora sejam todas assim :P

      Eliminar
  3. Vi o filme ando de olho no livro já há algum tempo. Como é que não me apercebi que a FNAC estava com essa promoção fantástica??? Tiveste muita sorte ;)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estavam a tentar esgotar o stock porque só faltava esse exemplar. Eu fui dar uma ajuda :P

      Eliminar
  4. OMG parece lindo *.* Está no topo da minha wishlist!
    Tiveste imensa sorte em encontrá-lo a um preço tão bom :)

    ResponderEliminar
  5. Que óptima promoção que apanhaste..
    Eu também quero muito esse livro porque já vi que ele é mesmo uma obra de arte..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo óptima... Ainda por cima é em hardcover, portanto fica tão bem na estante *.*

      Eliminar
  6. Uau! Excelente promoção! :D eu também o comprei com desconto, ficou por volta de 10€, mas não me importava de ter pago mais 5 se pudesse ter direito a todas essas regalias! *-*
    Por acaso, também o li há pouco tempo e concordo que é uma verdadeira obra de arte! :D as ilustrações são mesmo muito bonitas e a história é simples, mas amorosa! :)
    Gostei muito de ler a tua review!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Esta história exigia ser simples. Caso contrário duvido que as ilustrações funcionassem tão bem :)

      Eliminar
  7. Não vi o filme, mas deixaste-me com vontade de ler o livro :)

    ResponderEliminar

Pesquisar