quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Por meio da Leitora da Atmosfera dos livros, fiquei a conhecer este questionário literário, o qual decidi partilhar e responder.

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
Sou grande fã da saga "Harry Potter", portanto os seus livros é uma resposta óbvia. Outros? Talvez os de Dan Brown...

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Que eu me lembre não. Mas houve sim pelo menos um do qual desisti e nunca mais mexi: "Jim, o Sortudo" de Kingsley Amis. Não fui capaz de chegar a metade do livro...

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Mais uma vez, "Harry Potter" xD

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Gostava de ler, por curiosidade, "O Senhor dos Anéis". Todavia, a leitura d"O Hobbit" não me satisfez o suficiente, pois pareceu-me que a acção desenrolou-se muito lentamente, com descrições dos detalhes muito extensas. E como não gosto muito dos filmes...

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
"Memorial do Convento" e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (José Saramago), "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde) e "As Dez Figuras Negras" (Agatha Christie).

6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Até a leitura de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", pouco tempo após a estreia do filme, os livros só serviam para acumular pó nas estantes. Não gostava de ler, simplesmente. Foi esta saga que me abriu os horizontes, aquela que me fez adquirir hábitos de leitura.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Nas raras ocasiões que me emprestam um livro, leio-o até o fim, por mais chato que me possa parecer. No entanto, fora esses casos, existem alguns que servem de resposta a esta questão: "Amanhecer" (Stephenie Meyer), por ser o último da saga, e "Os Maias" (Eça de Queirós), por ser de leitura obrigatória no 11ºano - sim, enchi-me de vontade e li-o até ao fim...

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Saga "Harry Potter", "Os Pilares da Terra" (Ken Follett), saga "As Crónicas de Gelo e Fogo" (George R. R. Martin), "Os Homens Que Odeiam as Mulheres (Stieg Larsson), "Ensaio Sobre a Cegueira" (José Saramago), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (José Saramago), "Anjos e Demónios" (Dan Brown), "As Dez Figuras Negras" (Agatha Christie)...

9. Que livro estás a ler neste momento?
"A Profecia de Istambul", de Alberto S. Santos.

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:
Podes ser tu, se quiseres ;)

2 comentários:

  1. Olá José
    Gostei de ler as tuas respostas, parece que se fica a conhecer um pouco mais a pessoa;)
    Beijinhos e Boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Interessante :) Se calhar também faço uma coisa destas! Só não sei é que a publico ou se fica só para mim :P

    ResponderEliminar

Pesquisar