sexta-feira, 14 de maio de 2010

À semelhança da Estante de Livros (e a partir daí vários outros blogs), decidi juntar-me à festa e dar a conhecer também os meus hábitos de leitura através deste pequeno mas interessante questionário. Seguem-se então as minhas respostas!


Petis­cas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favo­rito?
Raramente, até porque o momento do dia em que costumo ler mais (antes de dormir) não é muito favorável a petiscos. No entanto, noutros momentos, se se der o caso, não resisto a uma barra de chocolate ou umas bolachas xD

Qual é a tua bebida pre­fe­rida enquanto lês?
Isso é que é mais raro, quase nunca. Se beber alguma coisa (seja água ou um sumo), deixo o livro por alguns momentos e depois prossigo com ele. Mas enquanto leio, não, não bebo nada.

Cos­tu­mas fazer ano­ta­ções enquanto lês, ou a ideia de escre­ver em livros horroriza-​te?
Só se for obrigado a isso, o que por vezes acontece nas aulas de Português. Sempre que possível, se for necessário fazer alguma anotação, é num papel ou num caderno.

Como é que mar­cas o local onde ficaste na lei­tura? Um mar­ca­dor de livros? Dobras o canto da página? Dei­xas o livro aberto?
Não sou muito dado a dobrar o canto das páginas, logo utilizo sempre um marcador de livros que, aliás, é o mesmo para todos (um da capa da edição especial americana de "Harry Potter e o Príncipe Misterioso", da autoria da Mary GrandPré).

Fic­ção, não-​ficção, ou ambos?
Ficção, sem dúvida alguma. No entanto, já li alguns livros de não-ficção dos quais gostei . Também sou bastante interessado por tudo o que esteja relacionado com os Romanov e aí preferia ler algo 100%verídico, mas infelizmente não encontro muito sobre o tema cá em Portugal nem em Espanha, pelo que só li, até agora, três livros que misturam a ficção com a não-ficção, sendo o melhor "The Kitchen Boy", da autoria de Robert Alexander.

És do tipo de pes­soa que lê até ao final do capí­tulo, ou páras em qual­quer sítio?
Prefiro sempre acabar o capítulo antes de parar, mas por vezes isso não é possível. Nesses casos, tento acabar no início de uma determinada página.

És lei­tor para ati­rar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Nunca me aconteceu e acho que não me sinto capaz disso. Quando acho que o livro está a tomar um caminho desinteressante, o que faço é deixá-lo simplesmente na estante.

Se te depa­ra­res com uma pala­vra des­co­nhe­cida, páras e vais pro­cu­rar o seu sig­ni­fi­cado?
Confesso que não, normalmente com o contexto chego lá.

O que é que estás a ler actu­al­mente?
"A Guerra dos Tronos", de George R. R. Martin.

Qual foi o último livro que com­praste?
"A Guerra dos Tronos", de George R. R. Martin xD

Lês só um livro de cada vez, ou con­se­gues ler mais que um ao mesmo tempo?
Consigo ler mais do que um ao mesmo tempo, principalmente se forem livros relativamente pequenos. Já com livros grandes, geralmente é só um de cada vez.

Tens um lugar/​altura do dia pre­fe­rido para ler?
Sim, antes de ir dormir, deitado. Também, é a única altura do dia em que, durante a semana de aulas, tenho tempo para o fazer...

Pre­fe­res livros incluí­dos em séries ou inde­pen­den­tes?
Depende muito da obra em questão, embora geralmente insira um livro independente entre os livros da mesma série.

Existe algum livro ou autor espe­cí­fico que este­jas sem­pre a reco­men­dar?
"Os Pilares da Terra", de Ken Follet. Tem um universo de personagens completamente cativante! Também recomendaria o "Harry Potter", só que, neste caso, as pessoas às quais o faria, ou já leram ou não gostam de ler.

Como é que orga­ni­zas os teus livros?
Até há uma semana atrás, estavam uma fila deles devidamente arrumados e, por cima deles, uma série deles em completa anarquia... Felizmente, consegui uma estante e agora estão todos eles bem ordenados, de acordo com o autor e com o contexto da história.

0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar