domingo, 18 de abril de 2010

Bem, here I am!
Apesar de ter regressado na segunda-feira (dia em que também fiz os meus 18 anos! :D ), só agora é que tive tempo de vir cá contar-vos como foi a viagem a Londres!
Em primeiro lugar, correu muitíssimo bem, exceptuando uma pequena situação no Harrods e os pequenos-almoços que eram, pelo menos no nosso hotel, tenho a certeza, algo maus: um chocolate quente muito aguado, leite aos cubinhos e um sumo de laranja, servido unicamente de pão com geleia de três sabores diferentes.
Mas por outro lado, o clima foi o melhor dentro do que se pode arranjar lá - sem chuva mas, isso sim, com frio (e ainda assim um frio não muito forte) - e ainda ficamos presos aos chocolates quentes dos Starbucks (que delícia!).

Em relação à cidade propriamente dita:
É enorme, principalmente os parques! Que imensidão de verde! O Hyde Park está repleto de esquilos que se aproximam às mãos das pessoas que lhe dão comida! Excelentes, mesmo.
O metro foi o único meio de transporte que utilizamos (sem contar com as pernas, claro), pois é verdadeiramente eficaz e necessário numa cidade como Londres. Ao princípio custa um bocado ler o mapa, mas quando se lhe apanha o jeito repara-se que é bastante fácil. Isso sim: estão quase sempre cheios e, o que me surpreendeu mais, as pessoas até são capazes de ler de pé lá, todos juntinhos uns aos outros (curiosidade: em toda a semana, vi 4 pessoas a ler o "Millennium I" no metro!).
Também existe uma grande variedade cultural, desde indianos e chineses a muçulmanos e europeus.

Quanto aos locais em que estive, seguem-se com uma descrição muito sintética:
- Tate Modern Gallery: toda a arte moderna encontra-se lá reunida;

- Museu de Londres: a história da cidade num só local, desde os tempos primitivos à actualidade;

- Museu Britânico: múmias, artefactos egípcios (incluindo a Pedra da Rosseta!), arte grega e romana e muitos outros objectos que foram recuperados da História Universal.

- Torre de Londres: uma vasta fortaleza que servia aos monarcas ingleses e que era um pesadelo aos seus prisioneiros, alvos de tortura.

- Tower Bridge e Big Ben: esta ponte e o relógio são tal e qual com se vêem nos filmes: majestuosos.

- Catedral de São Paulo e Abadia de Westminster: ambas são monumentos dignos de qualquer honra, tal é o detalhe com que foram construídas, tendo a primeira, após subir os mais de 600 degraus, uma vista panorâmica da cidade perfeita, e a segunda o local de repouso de vários nomes como Isaac Newton e memoriais de outros como Charles Darwin e William Shakespeare.

- National Gallery: um deleite para os meus olhos poder apreciar Velazquez, Monet, Van Gogh, Leonardo Da Vinci... Pena é que fechou antes de ver Rafael e Miguel Ângelo...

- Parlamento: tivemos a oportunidade de entrar na House of Commons e presenciar uma sessão parlamentária real (embora, sinceramente, não tenha percebido muito bem o assunto).

- Museu de Sherlock Holmes: a morada de um dos detectives fictícios mais famosos de todos os tempos. Sir Arthur Conan Doyle teria orgulho da grande fidelidade desta casa face à descrição nos seus livros.

- Museu de História Natural: um edifício gigantesco repleto de antigos esqueletos de dinossauros e outros seres vivos, rochas e minerais...

- Palácio de Buckingham: na verdade, a sua fachada (tirando os portões) desiludiu-me um pouco em relação ao seu tamanho... E ainda por cima, não vimos o Render da Guarda por um cancelamento de última hora!

- Hard Rock Cafe: os instrumentos e vestuário de diversos artistas musicais que entraram na História da Música, como um casaco, o cartão de crédito e o bustier que a Madonna utilizou numa das suas tours, a guitarra do Jimi Hendrix...

- Covent Garden: um mercado enorme!

- Hamleys: ao que parece, uma das maiores lojas de brinquedos no mundo, com 7 andares! Lá existe uma secção inteiramente dedicada à Noble Collection, pelo que pude ver vários objectos de coleccionador da saga Harry Potter, incluindo as varinhas (comprei a da Hermione e a do Voldemort), as vassouras, o Mapa do Salteador e outros (entre os quais o Medalhão da Caverna, que acabei por comprar também)!

- Museu de Cera Madame Tussauds:
com dizer que chegamos lá perto das 9:30 e estivemos na fila e de pé até ao meio-dia! Mas a espera valeu a pena, as figuras de cera são fantásticas... Tirei algumas fotos com várias personalidades como o Daniel Radcliffe, a Nicole Kidman, a Angelina Jolie, o Alfred Hitchcock, a Princesa Diana, a Beyoncé...

- Harrods: pretendiamos entrar, mas só o vimos por fora. Porquê? Não nos deixaram entrar! Ao que parece porque iamos em grupo... Depois tentaram entrar só dois de nós. Não nos deixaram entrar! Mas depois viamos sair da loja gente chique de quatro em quatro...

- Millenium Bridge: atravessá-la foi reviver a fantástica cena inicial do sexto filme, "Harry Potter e o Príncipe Misterioso". Quase via algumas fumaças pretas...

- Estação de King's Cross: o sonho de qualquer fã do Harry Potter! Apesar de estar quase toda ela em obras, a plataforma 9 e 3/4 permanece activa, como não podia deixar de ser. No entanto, tentamos e tentamos e não conseguimos entrar... Devia haver muito trânsito...

Agora tenho que fazer uma selecção das melhores fotos, já que são mais de 200! Portanto, aguardem...

1 comentário:

  1. Olá Jose!
    Primeiro, parabéns!!!;)
    Ainda bem que divertiste por recantos londrinos...Que sorte apanhaste "bom" tempo! Eu quando fui lá, ele não foi muito simpático comigo;P.
    Foste a imensos que eu consegui ir como a imensos museus.Tive tanta pena de não conseguir ver a Pedra de Roseta!
    A estação de King Cross, eu tive lá ( sou fanática da Saga Harry Potter) mas estava tanta gente que nem cheguei perto da plataforma 9 e 3/4.
    Fico ansiosa pelas fotos!!!

    Bjinhos*

    ResponderEliminar

Pesquisar