sábado, 16 de janeiro de 2010

Vi hoje pela segunda vez o novo filme do director de êxitos James Cameron, o aclamado "Avatar", que já conquistou o segundo lugar no ranking dos filmes com maior bilheteira da História do Cinema, estando prestes a ocupar o trono que (ainda) pertence a "Titanic", do mesmo director.

Não me importaria nada de revê-lo novamente.

O argumento, numa análise atenta, apresenta bastantes semelhanças a "Pocahontas" (ou então vejam esta imagem, em inglês e com spoilers), assim como momentos facilmente previsíveis pelo espectador. Contudo, a suprema beleza de Pandora, o planeta habitado pelos Na'vi e que o Homem quer agora conquistar a todo custo para satisfazer os seus desejos, facilmente deixa isso um pouco à parte, tais são os detalhes com que Cameron construiu a fauna, a flora e a cultura dos indígenas, pelo que o aplaudo de pé.

Em relação ao elenco, não posso deixar de destacar a veterana actriz Sigourney Weaver no papel da doutora Grace Augustine, uma cientista cuja grande paixão é o estudo de Pandora (e quem a pode condenar por isso?). A sua personagem é, junto com Neytiri, a minha favorita.

Quanto à canção principal do filme, "I See You", cantada por Leona Lewis, é verdadeiramente uma música que condiz realmente muito bem com o filme, mas não chega aos calcanhares de "My Heart Will Go On", de "Titanic", apesar de em vários momentos ter verificado grandes parecenças.

Por trás disto tudo, esconde-se ainda uma mensagem profunda: quão grande é a ganância e pequena a humanidade do Homem, que vive à custa dos seus interesses e pouco lhe importa os meios para o conseguir? Chegaremos a um ponto em que a Terra deixará de ser o nosso lar, tal é a destruição com a qual a inflingimos?
Certo, isto não é nada de novo. Mas que fazer se a maioria de nós, únicos seres supostamente racionais, continuamos na mesma?

"Avatar" apaixonou-me como nenhum outro filme o conseguira (excepto Harry Potter, diga-se de passagem, mas vocês já sabem a razão). Saí do cinema em êxtase pelo que acabara de viver, mas igualmente com uma sensação de pequena "tristeza" por tudo aquilo não ser real.
Enfim, recomendo-o vivamente (nem que seja para vê-lo uma só vez xD).

Nota final: 9.5/10

2 comentários:

  1. ola jose fiquei bastante satisfeito com o teu blogue e com certeza irei voltar mais vezes. parabens e obrigado pela visita ao pagina a pagina. entretanto tomei a liberdade de o adicionar aos meus favoritos para mais facilmente ca chegar e dar tb. a conhecer este teu cantinho um abraço. Nuno Chaves.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Obrigada pela passagem pelos meus Devaneios e por te tornares seguidor do meu blog.

    Eu adorei Avatar... Não foi tanto pela história mais pelo mundo Pandoriano. Saí da sala de cinema como tu em êxtase.São poucos os filmes que conseguem fazer isto comigo.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar

Pesquisar