terça-feira, 3 de março de 2009

Não, não é ironia nem nada do género! O facto de se viver numa região com uma grande actividade sísmica é, ao contrário do que possa parecer, bom! Passo a explicar:

De acordo com uma teoria da Geologia designada como Teoria do Ressalto Elástico (criada por Harry F. Reid com base em estudo realizados após o sismo de 1906 em São Francisco, Califórnia), o material rochoso é alvo de várias tensões pelo movimento das placas tectónicas, o que provoca uma acumulação de energia. Quando as tensões ultrapassam o limite de resistência/elasticidade, origina-se uma falha que liberta a energia acumulada em forma de calor e de ondas sísmicas, "relaxando" assim a rocha e voltando esta ao seu estado inicial.

Desta forma, por exemplo, o facto do Algarve ter uma grande actividade sísmica significa que vai "relaxando" constantemente, reduzindo assim bastante as probabilidades de ocorrência de um sismo de grandes dimensões (macrossismo), em vez de microssismos (imperceptíveis sem um sismografo)...
Quem diria?

2 comentários:

  1. Muy interesante,no conocia la explicación.Esperemos de todas formas que los sismos no alcance grandes magnitudes pués el hombre con toda su tegnológia no sabe predecirlos.Un beso.

    ResponderEliminar
  2. Mas nenhum geofísico garante que, apesar desta libertação lenta... de energia, a Terra não possa ser sacudida, repentinamente, por um grande abalo! Sem hora, nem dia marcado!
    Será que poderemos considerar a natureza assim tão perfeita?...
    Beijinho!

    ResponderEliminar

Pesquisar