sábado, 28 de março de 2009

Este post vem um pouco a propósito do Harry Potter, embora não pretenda falar da saga... Relaciona-se com ela porque este post é acerca da espécie à qual pertence uma das minhas criaturas favoritas da série, a Hedwig, a coruja-das-neves do famoso feiticeiro.

Também chamada habitualmente de coruja-do-ártico, o seu nome científico é Nyctea scandiacus e mede de 53 a 65 cm de comprimento, tendo uma envergadura dos 1,25 aos 1,50 m e um peso de entre 1,8 a 3 kg. Costuma habitar em regiões geladas.

Os machos adultos diferem das fémeas na plumagem, na medida em que eles têm-na totalmente branca e a das fémeas é ligeiramente mais escura (favorável à sua camuflagem quando constroem os ninhos).


Contrariamente aos seus parentes nocturnos, esta espécie de corujas caça tanto de dia como de noite uma vez que no verão ártico é sempre de dia. Apesar de ser solitária, silenciosa e tímida, na primavera, cada par que acasala reclama o seu território de caça através da emissão de guinchos capazes de ser ouvidos a 10 km de distância. Costumam estar totalmente aptas para voar após os 50 dias desde o nascimento, aprendendo a caçar logo a seguir.

2 comentários:

  1. Preciosa ave, y muy interesante la información sobre la costumbre de cazar de día , no me imaginaba que un ave nocturna lo hiciera.Las imagenes que elejistes magníficas.Hasta pronto.

    ResponderEliminar
  2. Olá José!
    É uma bela ave, sem dúvida! Há quem a associe a feitiçaria... Não sei... Fascina-me muito o seu olhar penetrante e profundo... Magia?... E acho ainda mais espantoso o seu peso reduzido, dadas as dimensões deste animal. A natureza é perfeita! Quem é que se atreve a dizer o contrário?? Ou a ficar indiferente perante esta maravilha?
    Bem hajas pelas teu bom gosto e sensibilidade!

    ResponderEliminar

Pesquisar