quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Entre as muitas questões discutidas hoje em dia pela comunidade científica encontra-se a origem dos seres eucariontes, isto é, seres constituidos por uma ou mais células eucarióticas (complexos, com vários organelos, incluindo o núcleo). Para responder a esta questão, criaram-se três teorias:

A primeira, a Hipótese Autogénica, afirma que algumas células procarióticas (células mais simples, sem organelos, entre os quais o núcleo) sofreram invaginações nas suas próprias membranas plasmáticas. Estas invaginações ter-se-ao acabado por isolar, formando membranas internas, sendo que algumas destas terão rodeado porções do DNA, originando o núcleo e assim células eucarióticas.

Já o outro modelo, o Modelo Endossimbiótico, explica sobretudo a formação das mitocôndrias e dos cloroplastos. Segundo esta teoria, proposta pela bióloga e professora universitária americana Lynn Margulis, procariontes mais pequenos com capacidades aeróbias teriam sido ingeridos por procariontes maiores, passando a viver no seu interior e transformando-se em mitocôndrias, estabelecendo uma relação de endossimbiose. Formavam-se assim as células eucarióticas animais. O mesmo se terá passado para o aparecimento das células eucarióticas vegetais, só que em vez de procariontes com funções aeróbias, eram capturadas cianobactérias (procariontes menores com capacidades fotossintéticas), transformando-se neste caso em cloroplastos.
Como é possível verificar, ambas as teorias deixam pontos em abertos: a primeira explica o aparecimento do núcleo mas não dos outros organelos e a segunda apenas dá uma origem hipotética das mitocôndrias e dos cloroplastos. Sendo assim, foi criado um terceiro modelo, ainda não oficial, que reune as hipóteses autogénica e endossimbiótica.
FONTES:

7 comentários:

  1. Todos tenemos el mismo origen biologico, pero esto no nos explica las diferencias psicológicas de cada individuo. Tiene que existir otro tipo de mecanismo que nos de la solucción,de él si que depende todo nuestro comportamiento y por consecuencia nuestro futuro.!Me gusto el post!!

    ResponderEliminar
  2. Bem estou estupefacta, porque não percebo, nada de nada sobre esta matéria.
    Li e reli, via a figura mas o que mais me prendeu foi que a célula animal quase no seu topo (leitura de cima para baixo até criar o procarionte) fica com procariontes aeróbios de vida livre e a célula vegetal também com os seus.
    Daí sermos todos diferentes mas todos iguais - todos desejamos ser livres.

    (Já vi que aqui vou aprender sobre esta matéria. Obrigado)

    ResponderEliminar
  3. Mas que orgulho ter um aluno que no seu blog pessoal dedica um tema em exclusivo à Biologia! E logo sobre a origem dos eucariontes!! Parabéns José! Gostei muito, bem ao teu estilo! No entanto, seria bom que mencionasses as fontes consultadas. :-)

    És um excelente exemplo!
    Parabéns José! Continua! Vais longe!
    Acredita que me deste um grande presente neste final de 2008!

    Carla Rêgo
    (Professora de Biologia e Geologia do José)

    ResponderEliminar
  4. lol xD até a prof aplaude xD

    he he he, confesso que sou uma viciada em Biologia xD lol já sabia destas duas teorias mas é sempre bom reler algo sobre elas :)
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Muito Bem José como Professora de Biologia e Geologia fico muito feliz por ler aqui curiosidades partilhadas desta ciência fantástica que é a Biologia.
    Estás de Parabéns.
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  6. bom de mas esse conteúdo parabéns.professor

    ResponderEliminar

Pesquisar