domingo, 25 de outubro de 2009

Acabei ontem de ler o novo livro de Dan Brown, "The Lost Symbol", na sua versão original (isto é, em inglês) e, infelizmente, não foi nada do que estava à espera. Ao contrário dos seus outros livros, esta sua nova obra foi uma completa desilusão para mim.

Talvez por não tê-lo lido traduzido tenha deixado escapar alguns detalhes relevantes, o que poderá ter influenciado esta minha opinião, mas no geral deu-me uma sensação de que a história avançava muito, muito lentamente e de que tinha poucos enigmas de importância crucial. À excepção de uma pequena "reviravolta" no meio envolvendo a personagem principal Robert Langdon, penso que o livro não contém grandes surpresas...

Não digo, contudo, que não irei reler nunca mais este livro. Possivelmente, lerei a tradução oficial (que, já agora, é lançada no próximo dia 29), mas não para já, pelo menos não tão cedo...
Quero também recomendar-vos novamente a leitura daquele que é, na minha opinião, o melhor livro de Dan Brown e um dos melhores que alguma vez li, "Anjos e Demónios".


Ayer acabé de leerme el nuevo libro de Dan Brown, "The Lost Symbol", en su versión original (o sea, en inglés) y, infelizmente, no fue nada de lo que me esperaba. Al contrário de sus otros libros, esta nueva obra suya fue una completa desilusión para mi.

Quizás por no haberlo leido traducido haya dejado escapar algunos detalles relevantes, lo que prodrá haber influenciado mi opinión al respecto, pero en general me dió la sensación de que la história avanzaba muy, muy lentamente y que tenia pocos enigmas de importancia crucial. Con excepción de un pequeño "giro" en la mitad envolviendo al protagonista Robert Langdon, pienso que el libro no contiene grandes sorpresas...

Pero con esto no quiero decir que nunca más iré a releer este libro. Posiblemente, me leeré la traducción oficial (que, para que lo sepáis, sale el próximo dia 29), pero no ahora, por lo menos no tan pronto...

Quiero también aconsejaros una vez más la lectura de aquel que es, en mi opinión, el mejor libro de Dan Brown y uno de los mejores que me he leido, "Angeles y Demónios".

2 comentários:

  1. Querido Jose, lo que te ha ocurrido con este libro es algo bastante frecuente, no todas las obras de todos los autores son redondas....
    Así que nada, nada, a seguir con tu lista de pendientes!!

    ResponderEliminar
  2. Anjos e Demónios é o meu preferidos, e um dos meus livros preferidos :). O Símbolo Perdido desiludiu-me altamente. Tirando duas exclamações, também considerei o livro demasiado lento, demasiado parado, sem grandes surpresas, sem exclamação. Enfim... Vale muito por ser interessante o tema que trata.

    ResponderEliminar

Pesquisar